Eratosthenes Experiment 2015 decorreu no IDL.

2015-09-25 15:46

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ocorreu na passada quarta-feira o equinócio de Outono, data em que o dia e a noite tiveram a mesma duração.

O Instituto Duarte de Lemos associou-se a uma série de Escolas, distantes entre si, "numa experiência fantástica", que se desenvolveu à escala global e envolveu organizações científicas de todo mundo numa experiência onde se pretendia determinar o raio da Terra.

O objetivo foi repetir uma experiência realizada pela primeira vez por Eratóstenes (276a.C.-194a.C.) há mais de dois milénios, na qual medindo a sombra de objetos em dois lugares diferentes ao meio dia solar, e juntando alguma matemática, se torna possível medir o raio da Terra. "De salientar que o meio dia solar na nossa Escola se deu às 13h27". "Esta atividade desenvolveu-se no âmbito das aulas de físico-química e contou com a participação entusiástica de professores e alunos".

Os dados obtidos pelo IDL foram posteriormente enviados para a organização internacional Inspiring Science Education, integrando assim a medição alcançada a nível mundial, na qual se espera ter sido a iniciativa com mais Escolas participantes de sempre.

Em Portugal esta iniciativa foi dinamizada pelo Núcleo Interativo de Astronomia, Associação sem fins lucrativos constituída por astrónomos profissionais e amadores.