EPA cede equipamentos informáticos a alunos da Escola João Afonso.

2021-02-09 09:54

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro respondeu ao pedido da Escola Básica João Afonso de Aveiro que, por intermédio da Associação Inova-Ria, pediu ajuda solidária para que cerca de 50 alunos pudessem ter equipamentos capazes de aceder às aulas online e realizar as tarefas propostas pelos docentes das várias disciplinas.

Foram emprestados até ao final do ano escolar seis computadores portáteis, com a possibilidade de, caso haja necessidade, poder estender-se o empréstimo a mais equipamentos.

Para além disso, a equipa técnica dos SIC-Serviços de Informática e Comunicações da EPA, mostrou disponibilidade para colaborar tecnologicamente com a Escola João Afonso de Aveiro, ou com outras escolas, na implementação do seu ensino à distância.

“Temos os meios e temos as pessoas certas para ajudar quem quer que seja a usar melhor as ferramentas tecnológicas necessárias para aprender à distância”, afirmou Fernando Silva, coordenador dos SIC.

Nas palavras de Carisa Martins, da Inova-Ria, “estes equipamentos irão auxiliar os alunos mais necessitados a ter condições de aprendizagem adequadas à distância”.

O Coordenador Técnico e Pedagógico da Escola Profissional de Aveiro, Paulo Quina, responsável por toda a logística que ativou em devido tempo cerca de 700 computadores portáteis à distância junto dos alunos daquela escola, refere que “este é um ato solidário que é feito com gosto; porque reconheço que nalgumas escolas não é fácil ter-se a tempo e horas, para todos os alunos – e em especial para os mais necessitados – os equipamentos fundamentais a que todos têm direito e que foram prometidos”.

Paulo Quina entende que num tempo marcado por “guerras ideológicas”, mais importante do que segmentar o ensino entre público e privado, importante é colaborar na resolução de problemas.

“Num tempo em que alguns parecem querer distinguir instituições de ensino públicas das suas congéneres privadas, designadamente no acesso a meios que possam puxar para cima, e sem nunca parar um dia que seja, a educação a que todos têm direito, este exemplo de solidariedade parece demonstrar que outros, em equipa, estão mais interessados em resolver efetivamente problemas, focados no que mais importa: servir bem, com justiça e equidade, todos os alunos e as suas famílias”.