EPA apresenta projeto em congresso de formação profissional.

2019-03-31 11:06

Categoria: 

Concelho: 

O projeto "E se fosse bom fugir para a escola?", da Escola Profissional de Aveiro, irá ser apresentado VI Congresso Nacional da Formação Profissional, organizado pela Forma-te - Portal da Formação e dos Formadores, no próximo dia 11 de abril de 2019, no ISCTE-IUL, por João Tavares, diretor para a Educação e Formação da EPA e Paulo Quina, coordenador técnico e pedagógico da EPA.

Este Projeto Educativo confirma que a missão da Escola Profissional de Aveiro vai muito para além da formação e educação de jovens.

“Desde o início da sua atividade que a escola procura oferecer aos alunos as melhores oportunidades e ferramentas para que consigam enfrentar as exigências do mercado de trabalho e da vida”.

A EPA recebe jovens entre os 15 e os 25 anos, a sua maioria, provenientes de contextos socioeconómicos menos favorecidos, de onde emergem graves problemas familiares, de comportamento, consumos, violência, insucesso e abandono escolar.

Tem também uma elevada percentagem de alunos com necessidades educativas especiais.

Em resposta às especificidades dos alunos que recebe, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) implementou uma metodologia baseada em Trabalho Projeto (Project Based Learning), com forte apoio das novas tecnologias.

De destacar o uso do software Office 365 como plataforma de colaboração, comunicação e de gestão de tarefas, com recurso à utilização do Microsoft Teams. 

Esta metodologia, segundo a escola, permite obter níveis superiores de sucesso formativo e o desenvolvimento de práticas pedagógicas diferenciadoras, com resultados na aprendizagem dos alunos.