Envelhecimento Ativo: Prémio para a UA e menção honrosa para Ílhavo.

2021-12-08 11:17

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, é um dos vencedores da edição de 2021 do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, premiou os melhores nesta área de intervenção e atribuiu menção honrosa ao projeto “Maiores Pela Janela”, da Câmara Municipal de Ílhavo, de animação porta à porta em tempo de pandemia.

O projeto “Carrinho A-Mexer”, apresentado pela Escola Profissional de Aveiro, na categoria de Conhecimento+, também foi distinguido com Menção Honrosa.

“Hospital amigo dos + velhos”, promovido pelo Hospital Arcebispo João Crisóstomo, de Cantanhede, “Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, em Leiria, e “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, são os três projetos vencedores da quarta edição do concurso.

O projeto “Walk-ID”, apresentado pela Universidade de Aveiro, baseia-se no desenvolvimento de capas coloridas para equipamentos de auxílio à marcha, através da tecnologia de impressão 3D.

São destinadas a seniores que frequentam espaços públicos e instituições de acolhimento.

O principal contributo do projeto foi detetar o processo de estigma associado a estes equipamentos no envelhecimento e melhorar a qualidade da mobilidade por meio de um projeto que supere este estigma social, provendo sua personalização e conexão emocional entre o equipamento e o sujeito sénior.

Os vencedores deste concurso, que tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro, foram, ontem, revelados, em Coimbra, no 8º Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “tendo em conta o desafio demográfico da região Centro, que apresenta uma população bastante envelhecida, torna-se premente promover e potenciar políticas para um envelhecimento cada vez mais saudável e ativo”.

Nesta edição do Concurso, houve 145 candidaturas, que envolvem 123 entidades.

“Números que muito nos orgulham e que são um estímulo ao desenvolvimento de novos projetos e parcerias e ao aparecimento de novas formas de promoção do envelhecimento ativo e saudável. É, para nós, fundamental disseminar o conhecimento obtido com as candidaturas a concurso, para que estas práticas e projetos possam ser replicados em toda a região”.