Enfermeiros pedem "justiça" na progressão das carreiras.

2022-07-28 17:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os enfermeiros do Centro Hospitalar Baixo Vouga (Hosp. Aveiro, Estarreja e Águeda) que pedem a atribuição de pontos para efeitos de progressão nas carreiras admitem algum clima de confiança nas últimas posições do Governo mas dizem que os administradores hospitalares devem acelerar o processo.

Decorrente do descongelamento das progressões em janeiro de 2018, no âmbito da administração pública, foram atribuídos pontos aos enfermeiros para efeitos de progressão salarial.

O Sindicato dos Enfermeiros diz que no Centro Hospitalar Baixo Vouga tal não aconteceu para detentores de um Contrato Individual de Trabalho (CIT).

Profissionais desta tipologia dizem que perdem mensalmente centenas de euros quando ao seu lado trabalham outros enfermeiros com as mesmas funções mas com rendimento superiores apesar de terem menos tempo de serviço.

Falam em medida de elementar justiça suportada por decisões judiciais noutros pontos do país (com áudio)

O Sindicato dos Enfermeiros promoveu uma concentração à porta do Hospital Infante D. pedro, em Aveiro, e aí ouviram-se vozes em defesa de medidas justas (com áudio)

O SEP já informou o Conselho de Administração do CH Baixo Vouga sobre Sentenças Judiciais favoráveis relativamente a processos no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa e no Hospital Distrital da Figueira da Foz.

Pedem que se evite a perda de tempo e dinheiro.

Paulo Anacleto e Graça Tavares, dirigentes sindicais, falaram sobre esta realidade e deixaram apelo à valorização das carreiras (com áudio)