Empresas do Distrito de Aveiro absorvem 19% dos incentivos.

2016-04-27 21:58

Categoria: 

Concelho: 

O presidente do IAPMEI, Miguel Cruz, elogiou hoje o dinamismo empresarial do Distrito de Aveiro, que representa 19% do investimento aprovado dos sistemas de incentivos, na ordem de 1,4 milhões de euros.

"Se olharmos para o conjunto dos sistemas de incentivos e tendo em consideração apenas os últimos como o Fundo de Dinamização do Comércio, o QREN e o Portugal 2020, Aveiro tem qualquer coisa como 19% do investimento aprovado no país, num valor na ordem dos 1.400 milhões de euros, o que é um número assinalável", disse.

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) assinalou hoje os 25 anos da abertura da sua delegação em Aveiro, durante um evento em que distinguiu empresas do distrito que nasceram com aquele Instituto, como forma de destacar "o dinamismo, a capacidade empreendedora e a forma como a região de Aveiro conseguiu responder com sucesso aos novos desafios do mercado".

"Temos assistido ao longo destes anos a um crescimento grande da atividade económica neste distrito e os dados são significativos. Aveiro hoje em dia tem cerca de 13% do total de empresas PME Excelência do país, quase 200 empresas e cerca de 837 empresas PME Líder, para mais com uma concentração setorial na indústria", destacou o presidente do Instituto.

O título de PME Líder é atribuído pelo IAPMEI às empresas que apresentem um resultado líquido positivo, com um volume de negócios superior a um milhão de euros e gozem de autonomia financeira com capitais próprios não inferiores a 30%, beneficiando de acesso a linhas de crédito em condições especiais.

De entre estas é atribuído o estatuto de PME Excelência às que apresentam os melhores resultados económico-financeiros e de gestão, cujas estratégias de crescimento são reconhecidas como "alavancas importantes do desenvolvimento económico do País".

No último ano, as PME Líder de Aveiro geraram um volume de negócio de 3.940 mil milhões de euros, um crescimento de 6,6% comparativamente com o ano anterior. Exportaram 1.291 mil milhões de euros, um crescimento de 8,9% face ao período homólogo do ano anterior e empregaram 32.729 trabalhadores.

No distrito de Aveiro, 659 das PME são exportadoras, um número que representa cerca de 80% das PME do distrito e estão presentes em mercados como Alemanha, Espanha, China, Bélgica, entre outros.

Segundo disse à Lusa Miguel Cruz, ao longo dos 25 anos, o IAPMEI Aveiro apoiou "largas dezenas de milhares de empresas, parte significativa com contactos frequentes.

"À data de hoje temos 9.500 empresas com certificação PME no Distrito e que têm uma interação regular, quer com o sistema de incentivos, quer com as linhas de crédito, quer pelo acompanhamento direto ou ainda pelo desenvolvimento de projetos em conjunto com as associações empresariais", referiu.

 

 

 

 

Fonte: Lusa