“É uma excelente casa também para a Segurança Social. Para o Illiabum é uma forma de ajudar o clube” - Fernando Caçoilo.

2015-02-14 21:04

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A inauguração da obra de remodelação da sede do Illiabum Clube e a ativação do Serviço Local de Atendimento de Ílhavo da Segurança Social assinalam um momento que devolve centralidade aos serviços sociais do clube e da Segurança Social elogiados pelos intervenientes na cerimónia. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, não esconde o simbolismo da sessão pela importância que o investimento tem na vida dos cidadãos e do clube. “É um momento histórico pela componente social e pela instalação da Segurança Social. É mais valia para todos. Estamos a um minuto do Centro Cultural de Ílhavo. É uma excelente casa também para a Segurança Social. Para o Illiabum é uma forma de ajudar o clube”.

O autarca realça a dinâmica conseguida com a regeneração da zona histórica da cidade de Ílhavo num momento de vários investimentos em curso. “É o primeiro de muitos que vamos ter em 2015 com inauguração de equipamentos. Será um ano excelente para o Município de Ílhavo. Trabalhamos todos muito para que ele cresça. Quero agradecer aos técnicos da autarquia pela recuperação: Nessa componente a autarquia teve papel importante A Câmara, ao chamar o Illiabum para ser parceiro, tinha a intenção de recuperar um belíssimo edifício. Foram cerca de 280 mil euros com apoio comunitário e a autarquia assumiu a componente nacional. No bolo a Câmara ainda gastou aqui cerca de 97 mil euros”.

A empreitada de 278 mil euros beneficiou de um financiamento pelo FEDER de 181 mil euros garantindo áreas para o clube e a criação de uma área para o Serviço Local de Atendimento da Segurança Social que deixou a antiga escola na Ferreira Gordo onde hoje funciona a Casa da Música.

Rui Cruz, responsável pelo Centro Distrital, admite que o espaço vem valorizar o papel da Segurança Social em Ílhavo. “Agradecimento à Câmara por nos ter albergado durante este tempo nos Paços do Concelho. Estive cá em meados do ano do ano passado e assustei-me com o que vi mas isto acabado é diferente. As instalações são extraordinárias. Está bem localizado pela centralidade de que dispõe. Temos aqui 10500 atendimentos por ano, temos 430 mil euros de tesouraria e merece este acolhimento. É de grandíssima qualidade”.

O espaço manteve a traça arquitetónica do edifício e permitiu a criação de um programa de alojamento temporário para atletas não residentes com capacidade de 6 camas e respetivos espaços de apoio. Artur Aguiar, presidente do Illiabum, não escondeu a importância da parceria com a autarquia para viabilizar a recuperação.

“É um orgulho para todos os que somos do Illiabum. Ou deixávamos cair isto ou recuperávamos. Há mobiliário ainda em recuperação e aos poucos vamos fazendo a instalação. Obrigado pelo trabalho desenvolvido porque o Illiabum, como todos os clubes, não consegue evoluir sem apoio dos poderes. A Câmara tem cooperado e a Junta de São Salvador também”.

Artur Aguiar falou ainda sobre o simbolismo da data. “O primeiro presidente do Illliabum faria hoje 100 anos se fosse vivo, o senhor Gouveia, pai do Carlos Gouveia”.