"É tempo de criar uma onda de optimismo e confiança. É contagioso" - Padre João Gonçalves.

2016-11-17 12:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Há um tempo novo que é necessário valorizar pela capacidade de criar emprego e retirar pessoas de situação difícil. Para o Padre João Gonçalves, convidado de uma sessão temática do PS sobre ação social, Portugal passou um mau momento mas hoje deve olhar com esperança para o futuro uma vez que há indicadores de que as tendências mais negativas podem estar a mudar. Essa mensagem de otimismo é, segundo João Gonçalves, uma face importante do problema porque ajuda a criar uma aura mais positiva nos cidadãos (com áudio).

Apesar da melhoria de indicadores sociais há muito a fazer pelos cidadãos marginalizados. João Gonçalves assume que o desperdício alimentar é uma das realidades que pode ajudar a criar um mundo novo com o reaproveitamento de alimentos desperdiçados.

“Este é o ano do combate ao desperdício alimentar. Fiquei impressionado quando vi que, segundo cálculos da FAO, os países industrializados desperdiçam 1,3 milhões de toneladas de alimentos por ano. Dava para alimentar os 925 milhões de pessoas que passam fome no mundo. Os portugueses deitam para o lixo um milhão de toneladas de alimentos. Em média cada português deita para o lixo 132 quilos de comida”.

Educação e Ação Social foram os primeiros painéis temáticos lançados pelo PS que anuncia uma próxima edição dedicada à saúde. Manuel Sousa diz que o betão é essencial nas sociedades modernas mas há valores que exigem cuidados especiais.

“As rotundas e o alcatrão são necessários à qualidade de vida mas a educação, a dimensão social e a saúde estarão entre as obras maiores de cada responsável partidário, autárquico e de cada instituição”.