E-REDES divulga na UA prémio "Open Data Academy Challenge".

2023-10-24 08:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A E-REDES está, hoje, no Campus de Santiago para uma sessão de esclarecimento do novo prémio ‘Open Data Academy Challenge’.

O Operador de Rede de Distribuição de Energia Elétrica prepara pelas instituições de ensino superior um roadshow de apresentação a professores e alunos do prémio destinado a finalistas de mestrado que utilizem dados do Portal Open Data nas suas dissertações e projetos que incidam na temática da transição energética.

A sessão em Aveiro está agendada para as 10h30, no Edifício Central e da Reitoria, da Universidade de Aveiro.

O prémio pretende distinguir dissertações ou projetos na área da transição energética e demonstrar relevância dos dados provenientes do Portal para a investigação dos alunos.

Os três melhores projetos são distinguidos com prémios monetários no valor de 6 mil, 4 mil e 2mil euros.

A transição energética engloba todo o processo de transformação dos sistemas energéticos com vista à descarbonização, em que se substitui fontes de energia fóssil por renováveis, a par da maximização da eficiência e eletrificação do consumo, direto e indireto.

“O que se pretende é explorar o potencial da análise dos dados do Portal, com foco em qualquer etapa da cadeia de valor, produção, distribuição e consumo. Na E-REDES compreendemos que a rede elétrica enfrenta vários desafios, e é decisivo investir na inteligência e investigação até atingirmos uma transição energética plena e justa.” avança João Martins de Carvalho, administrador da E-REDES.

A fase de candidaturas decorre de 8 de janeiro de 2024 a 31 de outubro de 2024.