“É necessário e urgente dotar a Ria de Aveiro de um órgão de Gestão Integrada do território" - Paulo Ramalheira.

2023-06-19 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Movimento Amigos da Ria de Aveiro mantém as críticas ao processo de dragagem na ria de Aveiro e diz que foi um fracasso.

A presença num debate sobre ambiente, promovido pela concelhia de Ílhavo do PSD, analisou a necessidade da existência de um órgão de gestão integrada da Ria e esse foi um dos temas abordados.

Para Paulo Ramalheira, a ausência de uma entidade próxima e que compreenda as dinâmicas da ria, foi decisiva para os resultados do investimento de 23 milhões de euros (com áudio).

“É necessário e urgente – prosseguiu - dotar a Ria de Aveiro de um órgão de Gestão Integrada do território que esteja no local e seja localizado, isto é, que seja dirigido por gente do nosso meio, que integre a nossa universidade e os seus cientistas, que incorpore representantes das autarquias, dos pescadores, dos mariscadores, dos produtores de bivalves, das associações e clubes náuticos, dos operadores turísticos, em suma, de todos os diferentes stake holders presentes na Ria de Aveiro”.

A conferência promovida pelo PSD de Ílhavo abordou o desenvolvimento sustentável e na leitura do deputado Topa Gomes é um desafio global.

O deputado eleito por Aveiro afirma que os países mais desenvolvidos não podem impor a outros que saltem etapas pelas quais passaram.

Ainda assim entende que falar em desenvolvimento sustentável é útil como “solução de equilíbrio” (com áudio)

A concelhia social democrata admite que este é um tema que surge cada vez mais no topo das prioridades políticas.

Fátima Teles nota nas diferentes variantes, desde sensibilização ambiental, passando pela emergência climática até aos ecossistemas dunares, a obrigação de seguir atento aos novos desafios (com áudio)