Donativos da Quaresma vão para Fundo de Emergência Social da Cáritas Diocesana.

2021-02-12 09:16

Categoria: 

Concelho: 

O bispo de Aveiro anuncia que as comunidades católicas da diocese vão contribuir, com os donativos da chamada “renúncia quaresmal”, para o reforço do Fundo de Emergência Social, da Cáritas Diocesana.

D. António Moiteiro destaca, na sua mensagem para a Quaresma de 2021, que a prática da esmola representa uma forma concreta de “socorrer quem se encontra em necessidade”.

O contributo penitencial ou a renúncia quaresmal é uma prática tradicional da preparação para a Páscoa, com que cada católico se associa, através dos seus donativos, a uma causa solidária estabelecida em cada diocese.

Na sua mensagem para a Quaresma, intitulada ‘Deixai-vos transformar pelo Senhor da vida’, D. António Moiteiro começa por destacar que no Evangelho “o olhar de Jesus” pousa com especial benevolência sobre aqueles que “o mundo não vê ou não quer ver”.

“Aqueles que estão privados do necessário para viver, do pão e da esperança, do trabalho e da dignidade, de alguém que os ame e restitua vida”, acrescenta, no documento publicado online pela Diocese de Aveiro.

O responsável católico vai promover um tempo de retiro durante a Quaresma, através dos meios digitais, e propõe ações para as comunidades concretizarem a “esperança” na diocese.

“No contexto de preocupação em que vivemos devido à pandemia Covid-19, onde tudo parece frágil e incerto, falar de esperança poderia parecer uma provocação”, assinala.

D. António Moiteiro adianta que vai fazer uma reflexão sobre o Evangelho de São Marcos, o evangelista deste ano litúrgico, “todas as terças feiras da Quaresma”, a partir das 21h00.

Os temas que vai desenvolver no retiro quaresmal podem ser acompanhados no sítio online da Diocese de Aveiro (www.diocese-aveiro.pt).

Face à limitação das celebrações comunitárias, por causa da pandemia o bispo de Aveiro indica que a família, “enquanto Igreja doméstica”, pode fazer uma celebração especial para a Quarta-feira de Cinzas, com a leitura do Evangelho e o diálogo proposto na caminhada diocesana.

A mensagem recorda que o plano pastoral “continua a prestar atenção à família” e propõe a constituição de “uma pequena equipa de pastoral familiar”, com o pároco e a equipa diocesana.

A Quaresma é um tempo de 40 dias que se inicia com a celebração das Cinzas (17 de fevereiro, em 2021), marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão, este ano a 4 de abril.

 

Texto: Agência Ecclesia