Direção da AAAUA quer atribuir titulo de Sócio Honorário a Maria João Ruela.

2023-03-07 17:28

Categoria: 

Concelho: 

A direção da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro (AAAUA) vai propor na Assembleia-geral da AAAUA do próximo dia 11 de abril a atribuição do Título de Sócio Honorário a Maria João Ruela, atual Consultora para os Assuntos Sociais, Sociedade e Comunidades Portuguesas, da Casa Civil do Presidente da República.

Maria João Ruela é licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, Universidade Aberta, com interesse nas áreas da Inovação Social e da Sustentabilidade Local.

Pedro Oliveira, presidente da AAAUA, observa que “sendo a Maria João Ruela uma personalidade formada noutra Instituição de Ensino Superior, acreditamos que esta atribuição é um novo e forte sinal de abertura da Associação à sociedade, que desejamos plural, abrangente e que reflita diferentes mundividências”.

Nascida em Pardilhó, Estarreja, e com fortes ligações à região de Aveiro, autora do livro “Viagens Contadas” e coautora do livro “Vamos Falar de Sexo”, com vasto curriculum de jornalista - entre 1992 – 2016 foi jornalista na SIC/Impresa, onde desempenhou funções de Repórter, Enviada Especial, Pivot de Informação, Editora-Executiva e Coordenadora de Redação.

Pedro Oliveira, saliente que com esta atribuição a AAAUA procura valorizar uma “relevante personalidade da região, com ação cívica vasta e importante e que abrange áreas tão distintas como a defesa dos direitos humanos, a promoção da inovação social, a defesa dos mecanismos de proteção social ou a sustentabilidade enquanto valor de cidadania ativa”.

Destaca-se a título de exemplo o facto de ser voluntária, desde 2003, no Comité Paralímpico de Portugal ou, desde 2021, na e na Rádio da Freguesia de Belém. Vencedora de diversos prémios de informação, Maria João Ruela foi agraciada, em 2022, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

Pedro Oliveira enfatiza ainda o “o empenho e o interesse com que a Maria João Ruela acompanha o trabalho do LABIC Aveiro - Laboratório de Cidadania Intercultural”. No seguimento de recente reunião realizada no Palácio de Belém, Pedro Oliveira dá conta de que foi possível “perspetivar algumas ações futuras em que contaremos com a colaboração da Maria João Ruela, o que muito honra e prestigia a Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro”.

Nessa mesma ocasião, Maria João Ruela transmitiu “sentir-se honrada por a distinção proposta pela AAAUA” manifestando, por um lado, o “imenso gosto com que irá colaborar de forma ativa com a prossecução dos objetivos da Associação” e, por outro lado, o “regozijo com que recebeu esta intensão da Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro, a instituição de ensino superior de referência da região dos seus quatro avós e onde estão, portanto, as suas raízes” e que hoje é “reconhecida no panorama nacional e internacional".