Diocese já tem calendário para a Peregrinação dos símbolos da Jornadas Mundiais da Juventude.

2022-12-07 10:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Diocese de Aveiro continua a prepara as Jornadas Mundiais da Juventude.

Desta vez o encontro do Comité Organizador Diocesano de Aveiro foi com responsáveis de coordenação e programação dos Comités Organizadores Arciprestais.

O encontro teve como primeiro objetivo a abordagem à programação geral que vai ocorrer no primeiro trimestre de 2023 e que se foca no caminho de promoção rumo à JMJ 2023.

Também foi apresentada a primeira versão da Peregrinação dos símbolos da JMJ (a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populis Romani) que vão percorrer os nove arciprestados da Diocese de Aveiro entre três de março e quatro de abril de 2023, sendo que a rota de Peregrinação já está definida.

Sobre este percurso que os símbolos farão, Tiago Santos, responsável pela equipa de programação sublinha que o COD “quer envolver a sociedade civil e toda a comunidade em geral, uma vez que os símbolos, além de ecuménicos são uma fonte de inspiração e de fé para todos” e espera que essa fé “possa transbordar do coração de cada um dos cidadãos existentes na nossa Diocese”.

Neste encontro foi lembrado que a peregrinação deve ser “inclusiva”, “sustentável” e manter a “centralidade no evangelho”.

O objetivo é passar pelas 101 paróquias da diocese, concretizar um evento COD/DPJA em cada arciprestado, apostar na sustentabilidade dos eventos a realizar, tentar que os símbolos não passem as noites sozinhos e ter a “Fé como pano de fundo e a Bíblia como livro oficial”.

Como mensagem final, Tiago Santos afirma que será “um mês intenso de eventos e que haverá um momento principal a dia 1 de abril com a festa da juventude, que pretende congregar o maior número de jovens de Aveiro num evento dedicado a Santa Joana Princesa”, acrescentando que este momento “servirá de teste para os eventos que se vão realizar em julho de 2023, nos Dias das Diocese, aquando do acolhimento de mais de sete mil jovens peregrinos estrangeiros”.

A Rota da Peregrinação dos Símbolos arranca a 3 de março no momento de chegada vindo da Diocese de Braga.

Estará em Aveiro a 04/05 de março, passando por Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Águeda, Oliveira do Bairro, Anadia, Estarreja/Murtosa, Aveiro e instala-se em Ílhavo entre 26 e 29 de Março.

Termina a 1 de abril em Vagos e nesse dia haverá Festa da Juventude em Aveiro.