Diocese de Aveiro já garantiu 65% de famílias de acolhimento para as jornadas da juventude.

2023-02-01 09:21

Categoria: 

Concelho: 

A Diocese de Aveiro já conseguiu 65% das famílias de acolhimento que serão precisas para acolher os jovens peregrinos nos DnD (Dias nas Dioceses) que terá lugar entre 26 e 31 de julho e que antecede a JMJ (Jornada Mundial da Juventude).

O Comité Organizador Diocesano “agradece” o “sim” já dado pelas famílias.

Um casal da paróquia da Gafanha da Nazaré aceitou o desafio do Papa, já que “acolher o outro é acolher a Deus”.

Casados há 24 anos e com dois filhos, referem que se trata de “uma experiência rara e muito gratificante tanto para quem acolhe, como para quem vai ser acolhido”.

O casal acredita que vai beneficiar “de um crescimento a nível cultural e espiritual” e que vão haver muitos “momentos de partilha, fraternidade e união”.

A responsável do COD pelas famílias de acolhimento, Ondina Matos, relembra que o sonho é “conseguir acolher todos os peregrinos estrangeiros em famílias de acolhimento” e garante que pondo “os pés a caminho” a Diocese de Aveiro vai conseguir.

Uma família da paróquia de Vale Maior (arciprestado de Albergaria) pretende “partilhar vivências” com os jovens estrangeiros e viver uma “experiência divertida”, tanto para a família que inclui dois filhos pequenos como para os jovens que irão acolher.

A família acredita ainda que será uma “excelente oportunidade para conhecer mais línguas e pessoas diferentes”.

A responsável do COD pelas famílias de acolhimento agradece o “trabalho exigente, desafiante, mas gratificante” que os elementos responsáveis pelas famílias de acolhimento de cada paróquia têm tido neste caminho de angariação”, pedindo mais um esforço nos próximos dois meses.

Com mais de metade das famílias já angariadas, Ondina Matos garante que “ainda é preciso mais famílias que se disponibilizem para acolher pelo menos dois jovens estrangeiros” e pede “a quem estiver interessado, que se dirija à sua paróquia para fazer a sua inscrição”.

A Diocese de Aveiro espera acolher alguns milhares de jovens peregrinos estrangeiros, vindos de diversas Dioceses do Mundo, estando já confirmadas delegações da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, Ásia e África.