Diocese anuncia instituição de tribunal próprio para dar início à Canonização da Beata Joana.

2017-05-17 08:08

Categoria: 

Concelho: 

O bispo de Aveiro confirma que a diocese vai instituir um tribunal próprio para dar início à fase diocesana do Processo de Canonização da Beata Joana, princesa, por indicação do Vaticano.

Os responsáveis vão tomar posse no dia da Igreja Diocesana, a 25 de junho, no Santuário de Shcoenstatt.

D. António Moiteiro revelou os próximos passos para a proclamação oficial da santidade da Beata Joana durante a festa litúrgica da padroeira de Aveiro, a 12 de maio.

“Depois de ter consultado a Congregação das Causas dos Santos, foi-nos comunicado que «importa promover um processo diocesano para recolher testemunhas e documentos sobre a vida, virtudes e continuação da fama de santidade para se alcançar a desejada Canonização»”, adianta o bispo de Aveiro, citando uma carta recebida no último dia 23 de março.

Em 2015, a Diocese de Aveiro promoveu a reabertura do processo de canonização da beata, que o povo de Aveiro trata por ‘santa’ e que Paulo VI constituiu sua padroeira, a 5 de janeiro de 1965.

Filha de el-rei D. Afonso V e da rainha D. Isabel, deixou Lisboa e a Corte em 1472 com o fim de se dedicar à vida claustral; a beata foi religiosa de clausura no Mosteiro de Jesus das dominicanas, tendo falecido em 12 de maio de 1490.

D. António Moiteiro explica que abertura de um processo diocesano de canonização visa uma maior “conhecimento da vida e obra de «Santa» Joana”.

Texto: agência Ecclesia