"A dinâmica da inovação é cada vez mais rápida e impacta não só na vida de cada um mas também nas empresas" - João Correia Neves na AIDA.

2019-11-15 17:54

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

"A dinâmica da inovação é cada vez mais rápida e impacta não só na vida de cada um, mas também nas empresas", declarou João Correia Neves, Secretário de Estado da Economia, no âmbito do II Congresso Internacional de Negócios, dinamizado pela Câmara do Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro (AIDA CCI), sob o mote 'Tecnologia, Globalização e Negócios'.

O governante reconheceu que há uma competitividade crescente e que a nova realidade tecnológica obriga a que as empresas "abordem os mercados de forma diferente", uma vez que "a tecnologia tem permitido que esta dinâmica se acentue", defendendo que "quem conseguir adaptar-se e dar melhor resposta terá condições para ter sucesso".

O evento decorre até às 18h00 de hoje, 15 de novembro, no Parque de Exposições de Aveiro.

"Ter uma estrutura como a AIDA CCI a projetar uma ação como esta é muito importante", realçou João Correia Neves, reconhecendo que "este congresso é o mote para a atividade global que todos desempenhamos".

Para o Secretário de Estado da Economia, "a capacidade de ter empresas mais competitivas é ter capacidade de termos empresas que se integrem nas cadeias de valor internacional e que se possam posiciona nos setores mais dinâmicos", garantindo que "olhar hoje a nossa estrutura industrial com os olhos do passado não é a forma correta de encarar a realidade das nossas empresas".

O governante deu conta de alguns dados, destacando o peso de 44 % das exportações do PIB e a taxa de desemprego em Portugal, situada nos 6%, e referiu que "somos o país mais inovador ao nível das PME" sendo que "nos nossos principais mercados de destino, nos países centrais da União Europeia, conseguimos suplantar os nossos concorrentes e aproveitar nichos de mercado e garantir maior conta de mercado". (com áudio)