Dieta mediterrânica em debate nas Fairfood talks na Universidade de Aveiro.

2022-06-08 14:29

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Especialistas debatem a mesa mediterrânica nas Fairfood talks.

O edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro acolhe especialistas e influenciadores da área da alimentação e nutrição, bem como reconhecidos Chefs, para debater a importância da Dieta Mediterrânica, a sua preservação e divulgação.

Sessão, esta quinta, entre as 9h30 e as 18h30, com entrada livre e gratuita.

O consórcio que desenvolve o projeto é formado por seis parceiros de alguns dos países mais representativos da Dieta Mediterrânica (Espanha, Portugal, Itália e Bélgica) e é constituído por universidades, especialistas agroalimentares, consultores e educadores, sendo coordenado pela Professora Ana María Castillo-Clavero, da Universidade de Málaga, e cofinanciado pela Comissão Europeia, para promover a educação nutricional inspirada na forma como os nossos antepassados se alimentavam.

Em Portugal, o FairFood é coordenado pela Professora Claudia Amaral Santos, docente e investigadora na Universidade de Aveiro, instituição membro do projeto.

Este evento de Aveiro dinamizará ainda a Feira Saberes e Sabores, dedicada à apresentação e degustação de produtos representativos deste padrão alimentar, património imaterial da humanidade.

Contará ainda com a participação especial do grupo polifónico feminino Canto a Vozes.

“A desnutrição em todas as suas formas é um dos maiores desafios do século XXI”, admite a FAO, recordando que uma dieta equilibrada é essencial para a saúde e bem-estar.

Um exemplo disso são as práticas e hábitos alimentares associados à Dieta Mediterrânica, muitos dos quais têm caído no esquecimento, e que se pretendem recuperar e preservar.

A alimentação será o grande tema de discussão entre os oradores que se juntarão ao evento do Fair Food for a Smart Life, um projeto internacional Erasmus+ que pretende contribuir para a educação nutricional das camadas mais jovens.

Num único dia, irão ser partilhados conceitos e diferentes perspetivas sobre a Dieta Mediterrânica, e como a incorporação dos seus princípios na alimentação diária e no nosso estilo de vida pode ser fonte de saúde, equilíbrio e sustentabilidade.

Abertura dos trabalhos às 9h30 na Sala de Atos da Reitoria da Universidade de Aveiro.

O estilo de vida que constitui a Dieta Mediterrânica será o tópico de discussão em torno do qual se reunirão nutricionistas, associações, entidades educativas, influenciadores e Chefs, como Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutrição, Rui Marques, da página “A Pitada do Pai”, Marta Brazão, da Circular Economy Portugal, e Chefs, como Ricardo Costa.

Integrados em painéis, os palestrantes discutirão o estado da arte da Dieta Mediterrânica, em torno das áreas temáticas Educação e Nutrição, Proximidade, Circularidade e Sustentabilidade, Comunicar a Alimentação na Era Digital, e Tradição e Modernidade na Gastronomia.

A Feira Saberes e Sabores decorre das 15h30 às 17h30 no hall da Reitoria.