Dia Nacional do Mar promete jornada sobre "Vougas" e entrega de prémios de modelismo náutico.

2015-11-12 18:33

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo assinala, este sábado, o Dia Nacional do Mar com diversas atividades ao longo do dia. De manhã, às 10h30, é oferecida a um grupo restrito de pessoas a oportunidade de visita aos bastidores do Aquário. Dirigida a famílias, esta visita tem como objetivo dar a conhecer a complexidade técnica e as exigências associadas à manutenção do tanque de bacalhaus, bem como os cuidados necessários para manter o bem-estar dos peixes em cativeiro. A visita tem uma componente experimental e didática, nomeadamente através da realização de alguns testes que medem a salinidade da água, os níveis de azoto e a preparação da alimentação.

Já à tarde, às 14h00, têm início as Jornadas “Os Vougas”. O “Vouga” é uma embarcação com origem nas margens da laguna de Aveiro, que surgiu no final dos anos 20 do século passado. Criado na Costa Nova, pela mão do Mestre António Gordinho, como barco de lazer e veraneio, trata-se de um dos poucos barcos da Ria de Aveiro que não é utilizado para atividades de caráter laboral.

Com a organização desta Jornada dedicada aos "Vougas”, o Museu Marítimo de Ílhavo pretende aprofundar o conhecimento sobre esta embarcação, a sua interessante história e a sua técnica construtiva e desportiva. As Jornadas “Os Vougas” terminam com uma visita especial e guiada ao “Vouga” "Ventura", em exposição na Sala da Ria do Museu, e com a doação de um modelo desta embarcação realizada pela Associação de Modelismo TEAM, parceira do Museu.

Ainda inserida nas comemorações do Dia Nacional do Mar, às 17h30, será entregue o Prémio do 3.º Concurso de Modelismo Náutico Museu Marítimo de Ílhavo 2015. Sabe-se já que o  júri decidiu atribuir o primeiro prémio ao modelo do arrastão “Águas Santas”, da autoria de João Nunes. Receberam menções honrosas Paulo Agra, com o modelo "Santa Joana", e João Nunes, com o modelo "Inácio Cunha". Além destes três modelos, no Museu Marítimo de Ílhavo estarão também em exposição, até 12 de dezembro, os modelos "Elisabeth", de António Maia, e "Adélia Maria", de Albino Ribau.

As comemorações do Dia Nacional do Mar terminam com a apresentação, por volta das 18h00, da 2.ª fase do Projeto "Homens e Navios do Bacalhau", um arquivo digital de fichas de marítimos que se matricularam para campanhas bacalhoeiras desde o início do século XX.