Dia da Marinha celebrado com colóquio na Universidade de Aveiro.

2024-05-16 16:10

Categoria: 

Concelho: 

O Dia da Marinha passa pela Universidade de Aveiro em sessão dedicada a “Tradições e Desafios”.

Universidade de Aveiro e Academia de Marinha organizam, esta sexta-feira, dia 17 de maio, um colóquio sobre a tradição marítima e os desafios de futuro.

A sessão será aberta a todos os estudantes da universidade de Aveiro entre as 9h30 e as 18h00.

"O Mar: Tradições e Desafios” é um evento que tem por objetivo ampliar o conhecimento do e sobre o mar, divulgar a importância das várias Marinhas ao longo dos tempos e dar a conhecer ao grande público como se teceram tradições e desafios.

A celebração do Dia da Marinha decorre daquela que tem sido uma prática iniciada em 2019 de envolver a Academia de Marinha nestas celebrações através da organização de um encontro científico e cultural com uma instituição de ensino superior sedeada na cidade escolhida para estas comemorações.

O colóquio realiza-se no Edifício da Reitoria e inclui quatro painéis subordinados aos seguintes temas: - O Mar: Desafios de todos os tempos I – A sustentabilidade dos Oceanos; - O Mar: Desafios da Atualidade I – A Prática dirigida à sustentabilidade; - O Mar: Desafios da Atualidade II – A tecnologia ao serviço do conhecimento; - O Mar: Desafios de todos os tempos II – Passado e Presente.

Na abertura participam o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, o chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, bem como também diversos palestrantes da UA e representantes de outras instituições.

Luis Menezes Pinheiro (Academia de Marinha, CESAM e Dep. Geociências, Universidade de Aveiro), Ricardo Calado (CESAM e ECOMAR, Universidade de Aveiro)

Ana Isabel Lillebø, (CESAM, Departamento de Biologia e Reitoria, Universidade de Aveiro), Carla Palma (Academia de Marinha), Nuno Borges de Carvalho (Instituto de Telecomunicações e Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, Universidade de Aveiro), João Paulo Ramalho Marreiros (Academia de Marinha), Ana Hilário (Universidade de Aveiro e Academia de Marinha), Carlota Simões (Academia de Marinha) e Susana Sardo (Centro de Estudos de Música e Dança – INET MD e Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro) são oradores neste evento.

Artur Manuel Soares da Silva (Reitoria) e o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu, participam no encerramento.

O evento termina, às 17h45, com a atuação do Quinteto Clássico da Banda da Armada.

O dia termina com um concerto ao ar livre, às 21h30, na praça Marquês de Pombal.

Marinha Portuguesa, Câmara de Aveiro e OLI juntam a Banda da Armada e Fernando Daniel em concerto na cidade de Aveiro.

Por acordo entre a CMA e a Marinha, a OLI associa-se a este evento como uma das três entidades promotoras, assumindo essa condição no âmbito das comemoração dos seus 70 anos de vida.

No sábado, dia 18, há atividades desportivas.

No Cais da Fonte Nova, pelas 10h00, irá decorrer a prova Cross Training Naval.

Em simultâneo, no Fórum Aveiro, o público poderá assistir a diversas demonstrações de Jiu-Jitsu e de Defesa Pessoal.

O concerto de dia 18 de maio da Banda da Armada com a participação de Isabel Alcobia já se encontra esgotado.

A Cerimónia Oficial do Dia da Marinha acontece este domingo, dia 19 de maio, com celebrações no Cais da Fonte Nova.

A Marinha Portuguesa “atraca” na Cidade de Aveiro para as comemorações anuais do seu dia, assinaladas pela chegada de Vasco da Gama à Índia, a 20 de maio de 1498.