Dia da Gastronomia celebra-se em Aveiro.

2016-05-28 09:38

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro será a primeira cidade anfitriã do Dia Nacional da Gastronomia que se assinala no próximo domingo no Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um evento que vai reunir os melhores produtos nacionais, demonstrações de cozinha onde as confrarias trabalham com novos Chefs e escolas de hotelaria, harmonizações e diversos momentos de animação.

Sábado, às 22h, Katia Guerreiro apresenta-se no Jardim da Fonte Nova, abrindo assim, as comemorações do Dia Nacional da Gastronomia. No dia seguinte será Diogo Piçarra a atuar às 16h.

Destaque ainda para uma exposição única onde produtos da gastronomia portuguesa mostram que podem ser arte. Criativos trabalham produtos alimentares que resultam numa exposição que no final do dia é degustada por todos. No mesmo dia nasce um conto, escrito por quatro nomes da nossa literatura, durante as 24 horas do 1º dia da Gastronomia Portuguesa.

Sob a chancela das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, o Mercado Manuel Firmino recebe a mostra de produtores portugueses, que terá em exposição e para venda, alguns dos mais característicos produtos de Portugal.

A estes juntam-se produtores certificados com o selo do Portugal Sou Eu e os selecionados produtos que integram o Clube de Produtores da Sonae, numa demonstração da qualidade e da relevância dos produtos nacionais.

É no mercado que se realizam também as demonstrações culinárias a cargo da seleção dos Chefs Hélio Loureiro e Luís Lavrador, também eles com um percurso ligado à seleção nacional de futebol, as seleções das Confrarias Gastronómicas, que mostram como a tradição Culinária tem novas interpretações pelas Escolas de Hotelaria, que imprimem modernidade às receitas mais tradicionais, reinventando os pratos típicos.

No exterior haverá atividades ligadas à gastronomia destinadas a adultos e crianças – uma zona de piqueniques, com oferta de toalhas alusivas ao dia, um espaço educativo que convida as crianças a plantar uma semente de chícharo, assinalando o Ano Internacional das Leguminosas, e diversas outras atividades promovidas pelas marcas que se associam ao Dia da Gastronomia, em ações pop up que se desenrolam um pouco por toda a cidade.

E porque se trata de uma festa da gastronomia, ao longo desta semana, dezenas de restaurantes disponibilizam aos seus clientes um prato da gastronomia portuguesa com um desconto de 50 por cento.

Um selo e um carimbo oficial do Dia da Gastronomia serão lançados pelos CTT, a TAP apresentará, a 29 de maio, uma refeição alusiva à efeméride, desenvolvida pelo Chef Vítor Sobral, a CP promoverá uma viagem especial, e uma série de outras entidades associam-se com ações relacionadas, aumentando a relevância do dia e a importância da gastronomia portuguesa.