Desafio da mobilidade à espera de novos inscritos.

2020-01-17 11:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O desafio da mobilidade entra na segunda fase.

No âmbito da iniciativa Aveiro Tech City, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) tem em curso um Desafio de Mobilidade, que teve na sua primeira edição, lançada no final do ano de 2019, um número final de 89 participantes.

Para chegar a 180 utilizadores, no sentido de tornar os dados do estudo de caso suficientemente robustos e creditados, o Executivo Municipal deliberou autorizar o lançamento de uma segunda fase de candidaturas para distribuição das restantes 91 unidades See.sense para bicicletas e consequente aprovação das normas de participação.

O Desafio da Mobilidade decorre desde dezembro de 2019 e até dezembro de 2021 e está aberto à participação de qualquer pessoa a partir de 16 anos, com bicicleta própria e smartphone com dados móveis para utilizar a aplicação “See.Sense Ace Rear”.

As inscrições estão abertas até ao dia 29 de fevereiro de 2020.

Esta iniciativa contempla a distribuição de equipamentos “See.Sense Ace Rear”, uma luz de bicicleta, com vários sensores instalados (800 gravações/segundo), permitindo detetar e reconhecer riscos e situações com maior intensidade de trânsito, aumentando a luminosidade e ritmo da intermitência, gerir o nível de luz consoante a altura do dia e o nível de bateria existente e com um raio de visibilidade até 1,5 kms de distância.

Por outro lado, os sensores irão recolher vários tipos de dados que vão ser transferidos para uma plataforma de análise.

Essa informação permite à CMA analisar os trajetos usados pelos utilizadores de bicicletas.