Deputada Helga Correia insiste na defesa das condições de circulação do Vouguinha durante a pandemia.

2020-07-10 15:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A deputada do PSD Helga Correia insiste na importância da aplicação de medidas de distanciamento social na Linha do Vouga para fazer face à crise pandémica que atravessamos. O governo não deu qualquer resposta a uma pergunta dirigida no início de junho, pelo que nova iniciativa parlamentar foi encetada com vista a conduzir a tutela a uma tomada de posição.

“A questão enviada mantém-se relevante, pertinente e com elevado grau de importância na vida dos utentes em pleno Verão, período de maior afluência de utentes na Linha do Vouga” – pode ler-se na pergunta agora dirigida ao ministro das Infraestruturas e Habitação, que faz referência à iniciativa de 3 de junho, cujo prazo regimental de resposta, de 30 dias, encontra-se ultrapassado, sem que tenha sido obtido qualquer tipo de esclarecimento ou informação, por parte da tutela.

Perguntas como “de que forma está a ser garantido o distanciamento social na Linha do Vouga”, “está definida alguma capacidade face ao material circulante existente?”, ou “que medidas de distanciamento social estão a ser planeadas e adotadas na Linha do Vouga, em especial nesta época de aumento de fluxo de passageiros?” são novamente colocadas ao Ministério, num documento que reitera as perguntas submetidas em junho, subscrito pelos deputados do PSD/Aveiro e encabeçado pela deputada Helga Correia.

“São públicas e conhecidas as fragilidades da linha centenária do Vouga” – pode ler-se no texto que suporta a pergunta, no qual é recordado que os partidos políticos, na última legislatura, foram unânimes quanto à importância da melhoria das condições da ferrovia e da sua defesa, tendo sido aprovada uma resolução que recomenda ao governo que promova a requalificação e modernização da linha e a sua inclusão no Plano de Investimento Ferroviário 2016-2020.

Para os deputados do PSD, “chegados a 2020 e olhando para o estado atual da Linha do Vouga, poucas foram as melhorias implementadas, ao nível da infraestrutura e do material circulante, nomeadamente no troço entre Espinho e Oliveira de Azeméis, apesar dos alertas deixados pelos vários grupos parlamentares, na Assembleia da República”.

“O Grupo Parlamentar do PSD continua a acompanhar com preocupação o estado da Linha do Vouga. Contudo, a preocupação estende-se, neste período de desconfinamento, ao aumento do número de passageiros, numa altura em que o distanciamento social é obrigatório” – sublinham os parlamentares social democratas, vincando que a reabertura da conhecida Feira de Espinho e a chegada do verão e da época balnear trazem o habitual aumento de passageiros à Linha do Vouga.

No documento agora entregue no Parlamento, os deputados aveirenses reforçam as preocupações demonstradas em junho e que se agravam na época de verão com a circulação de automotoras lotadas, “com os habituais utentes da linha, com jovens que, em férias, se deslocam para a praia de Espinho”, pelo que “importa perceber que medidas estão a ser planeadas e implementadas, considerando os constrangimentos atuais, do distanciamento social, e do número reduzido de automotoras, que impede o aumento de resposta e de capacidade, no que diz respeito ao número de lugares”.