Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBV assinalou hoje 15.º aniversário.

2015-05-13 17:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Criado em maio de 2000, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), composto pelos Serviços de Internamento, Consultas de Psiquiatria, Pedopsiquiatria, Psicologia, Hospital de Dia de Psiquiatria e Serviço Domiciliário de Psiquiatria, está a celebrar 15 anos de actividade permanente.

Como forma de assinalar a data, o Departamento promoveu hoje (12h30), no Salão Nobre da Sede do CHBV, um concerto musical 'Musica erudita da América do Sul' (Astor Piazzola e outros), realizado pelo Quinteto de clarinete, harpa, viola d`arco, violoncelo e guitarra, Sotto Voice Ensemble.

Na continuidade das celebrações, dia 25 de Maio, também no Salão Nobre, pelas 12h30m será apresentado o trabalho de investigação científica 'Os pombos e as pessoas em ambiente urbano (o caso de Aveiro)', elaborado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

No final de 2014 foram abertas consultas de Psiquiatria no Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja, e o Serviço de Consulta passou a deslocar-se ao Centro de Saúde de Ovar, para realizar consultas de especialidade junto dos Cuidados de Saúde Primários.

Hoje, António Marieiro, Director Clínico no Departamento de Psiquiatria, revelou estar atento aos "doentes mais problemáticos" desta área especifica, "idosos e jovens com doenças psicóticas". "Alguns desses doentes conseguem viver 'debaixo da ponte' sozinhos e outros não. Temos de ser nós a 'dar pontes' para que eles consigam viver", sublinhou.

António Marieiro falou ainda dos objectivos do Hospital que pretende "aproximar-se da comunidade envolvente como forma de fazer evoluir o serviço de especialidade", (Psiquiatria e Saúde Mental). "Espero que este Hospital vá 'querendo saber' dos doentes e da população à sua volta. É um movimento irreversível, o que estamos a fazer. Queremos estar 'plasmados' na sociedade e em relação profunda com as Câmaras, Centros de Saúde, comunidade e UA com quem queremos trabalhar intensamente e com proximidade", disse António Marieiro.

O Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga está a celebrar 15 anos de "actividade permanente". Os responsáveis anseiam por desenvolver projectos que visam a melhoria geral do Departamento. "EStamos a fazer esforços para desenvolver projectos com instituições estrangeiras para o 'Horizonte 2020', concursos de baos práticas, trabalho com os Centros de Saúde, desenvolver um projecto para a Rádio para comunicarmos melhor com as pessoas", referiu.

Aurélio Rodrigues, Administrador do CHBV, reforçou a ideia da aproximação à comunidade envolvente e elogiou os eventos criados para assinalarem os 15 anos de actividade do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. O Hospital "é uma instituição da comunidade. Desenvolveremos mais esta ligação entre diferentes 'comunidades' (interna do CHBV, doentes, familiares, profissionais de saúde e institucional)". Esta iniciativa do Departamento de Psiquiatria "deverá tornar-se uma prática comum do CHBV porque a música faz bem a todos", sublinhou.