Demo Digital 4.0 antecipa nova “revolução industrial” em quatro empresas de Aveiro.

2020-02-05 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Demo Digital 4.0 antecipa nova “revolução industrial” em quatro empresas de Aveiro.

Ciclo Fapril, HFA, Sopais e Prilux integraram projeto de transformação digital e apresentaram os primeiros resultados.

O projeto Demo Digital 4.0 implementou soluções tecnológicas industriais para colmatar falhas de operacionalização, otimizar processos de produção e controlar custos nas empresas antecipando uma nova “revolução industrial”.

O projeto foi promovido pelo INOV INESC Inovação – Instituto de Novas Tecnologias, apoiado pelo Sistema de Apoio a Ações Coletivas de “Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico”, pela AIDA CCI, pelo INOVA+ e pela IncresaTime, e cofinanciado pelo COMPETE 2020, PORTUGAL 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Além das soluções tecnológicas implementadas nas quatro empresas através dos denominados “demonstradores”, o projeto Demo Digital 4.0 teve como objetivo disseminar conceitos e tecnologias que sirvam de base à transformação digital das empresas, e apresentar as tendências da evolução da indústria 4.0.

Os resultados da integração das ferramentas tecnológicas na Ciclo Fapril, HFA, Sopais e Prilux, no âmbito deste projeto, foram apresentados recentemente a cerca de uma centena de empresários, num evento de encerramento, que teve lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda.

“A tecnologia é uma oportunidade que ajuda as empresas industriais a serem mais eficientes e produtivas. Não existe para eliminar postos de trabalho e, considerando a tendência do envelhecimento da população portuguesa, é necessário fazer mais com as pessoas ativas, o que torna a formação tecnológica essencial”, defende António Leal, membro da equipa promotora do Demo Digital 4.0.

“A transformação digital não é um caminho fácil, exige sistemas ágeis e interligados, e quanto menor for a capacidade financeira da indústria, mais difícil se torna. Apesar de se tratar de um desafio que pode ser combatido através da adaptação e interligação de equipamentos”, conclui.

Com as novas soluções tecnológicas, na Ciclo Fapril, empresa dedicada ao fabrico de componentes soldados metálicos, foram integrados equipamentos em rede, para recolha e tratamento de informação dos seus robots de soldadura, criando registo das falhas de operação e as respetivas causas.

Este demonstrador permitiu a integração de máquinas e equipamentos industriais em processos mais eficientes, melhorando a sua gestão e monitorização.

As ocorrências que inicialmente eram registadas manualmente, pelos colaboradores, num quadro físico, passaram a estar disponíveis, em tempo real, numa ferramenta digital com informação detalhada sobre a produção dos robots, com análises estatísticas.

No caso da empresa HFA, dedicada à montagem de equipamento eletrónico e de telecomunicações, foi integrado um demonstrador para gestão e antecipação de falhas em equipamentos ou componentes na linha de produção.

Graças à implementação desta tecnologia de recolha de dados com recurso a técnicas de inteligência artificial, foi possível prever ações de manutenção do equipamento de impressão, através da identificação da ocorrência de possíveis falhas.

Já na Sopais, empresa de transformação de componentes metálicos, a aposta abrangeu a criação de um sistema de produção, que consistiu na virtualização de uma prensa, através da aplicação de sensores para contagem de peças, contabilização de matéria-prima e operacionalização. De acordo com a empresa, os sensores acoplados nos equipamentos permitiram otimizar o processo, garantindo uma resposta mais adequada às necessidades de produção.

Na Prilux, empresa dedicada ao fabrico, comercialização e montagem de equipamento agrícola, a tecnologia implementada consistiu no desenvolvimento de dispositivos a utilizar pelos colaboradores, que permitem não só a localização de pessoas, com o objetivo de melhorar as condições de segurança na fábrica, mas também para localização de ferramentas e outros materiais.

Esta tecnologia teve um impacto direto na gestão, permitindo o cálculo de custos, otimização de processos e apuramento de inventário. Através desta tecnologia, a Prilux passou a poder desenvolver uma análise funcional de layout, ao dispor de informação relativa ao posicionamento geográfico dentro da fábrica por zonas, que permite minimizar custos associados ao processo de produção, como o tempo desperdiçado em transporte de material.