Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros prepara Museu do Amanhã.

2021-04-01 07:10

Categoria: 

Concelho: 

A equipa da delegação distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros faz balanço a dois anos de mandato e anuncia a criação do Museu do Amanhã.

A equipa liderada por Raquel Castro Madureira conjuntamente com Vitor Silva e Maria João Matos assumiu o cargo no dia 1 de Abril de 2019 e apesar dos tempos de panedemia diz que tem trabalho para apresentar.

Num ano sem atividades presenciais a Ordem aproveitou para reabilitar a sede da delegação distrital.

“Neste âmbito destacam-se a reestruturação das medidas de auto-protecção; a reabilitação da sala auditório Engenheiro Tavares da Conceição, a instalação de janelas com vidro duplos para reforço da eficiência energética, a recuperação do logradouro – espaço privilegiado no centro da cidade, para receber e estar, e está em curso o projecto de reutilização de águas pluviais e instalação de painéis solares num sistema energético coletivo entre todas as sedes da Região Centro da OE”.

Conseguiu manter ações online com ações de formação e tertúlias.

Quanto às visitas do programa “A DDA fora de portas”, interrompidas devido à pandemia, a Ordem diz que espera “retomar assim que possível”.

“Ao longo deste ano de mandato destaca-se o apoio e participação da equipa em actividades on line de estudantes de engenharia, na óptica da angariação de membros estudantes e rejuvenescimento desta nossa instituição centenária”, refere Raquel Madureira.

No passado mês de Março e no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Engenharia para o desenvolvimento sustentável e respondendo ao repto das Nações unidas na criação do museu do Amanhã, foram dados os primeiros passos do Museu do Amanhã da DDA.

Foram já entregues dezenas de objetos e peças que representam modos de vida e de trabalho do Engenheiro ao longo do século XX, com a colaboração de empresas da região, de associados e particulares.

O ano 2020 é marcado pelo aumento de mais 12% de associados no distrito de Aveiro, sendo que 2019 já tinha apresentado uma tendência de aumento com 6% quando comparado com o ano de 2018.

“A DDA está ativa, com vontade de fazer ainda mais e melhor pelos engenheiros de Aveiro e estando sempre disponível para incorporar as necessidades e expectativas de todos os seus associados”.

Em nota divulgada esta quarta, a delegação elogia ainda a decisão do Bastonário de isentar de quotas todos os engenheiros sem trabalho, numa área em que o desemprego regista casos pontuais.