“Deixo o desafio de criarmos um grande anel de Ecopistas, que ligue as Ecopistas do Dão, do Vouga, do Mondego e a EuroVelo" - Raul Almeida (TCP).

2023-10-06 19:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, desafiou hoje os autarcas da região a ligarem os territórios através de um anel de ecopistas.

O desafio foi lançado, na inauguração da Ecopista do Vouga, em Viseu.

“Deixo o desafio de criarmos um grande anel de Ecopistas, que ligue as Ecopistas do Dão, do Vouga, do Mondego e a EuroVelo – Rota da Costa Atlântica.

Dessa forma, ficaria fechado um anel completo, que atrairia ainda mais pessoas aos territórios da região Centro de Portugal.

A Turismo Centro de Portugal esta cá para vos ajudar a estruturar este produto”, sublinhou Raul Almeida.

Na mesma intervenção, Raul Almeida elogiou a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, pelo facto de a Ecopista do Vouga se enquadrar na estratégia regional e nacional de promoção turística.

“Quero dar os parabéns aos autarcas e à CIM Viseu Dão Lafões por este projeto. Este está alinhado com a estratégia do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, que coloca o Turismo de Natureza como um dos maiores ativos estratégicos da região e do país. A Ecopista do Vouga cumpre também outros objetivos, como a possibilidade de desenvolvermos outros produtos relacionados, casos da gastronomia e do termalismo, e atenua os efeitos da interioridade, ao trazer mais os turistas para territórios de baixa densidade”, frisou Raul Almeida.

A inauguração da Ecopista do Vouga foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Com uma extensão total de 65 quilómetros, este equipamento interliga-se com a Ecopista do Dão, sendo possível percorrer, a pé ou de bicicleta, e de forma ininterrupta, 114 quilómetros na região Viseu Dão Lafões. Esta passa a ser, assim, a maior ecopista contínua do país.

A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Luís Filipe, em representação da CCDR-Centro, e dos autarcas dos restantes municípios por onde passa a Ecopista do Vouga: Rui Ladeira (Vouzela), Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) e João Valério (Oliveira de Frades).

O projeto resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

O investimento total ascende a 4,1 milhões de euros, dos quais 2 milhões resultam de um apoio do Turismo de Portugal e o restante é investimento dos municípios.

A ligação à Ecopista do Dão – que percorre os municípios de Tondela e Santa Comba Dão – acontece em Viseu.

Juntas, a Ecopista do Vouga e a Ecopista do Dão percorrem seis municípios da CIM Viseu Dão Lafões: Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.