“Crescimento Verde ganhou centralidade na estratégia nacional pós troika” - Jorge Moreira da Silva.

2015-04-22 09:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Governo assina hoje acordos com diferentes parceiros no incentivo à “economia verde”. O Ministro do Ambiente assume que se trata de uma área de investimento interessante para a dinamização da economia. Moreira da Silva esteve, em Sangalhos, no balanço ao Programa Operacional Temático Valorização do Território. Deixou como mensagem de confiança na “Economia Verde”. Diz que é mais do que um chavão (com áudio).

“Durante muitos anos remamos contra a maré mas desta vez o crescimento verde ganhou centralidade completa na estratégia nacional pós troika. Este quarta assinaremos o compromisso para o crescimento verde celebrado com 80 organizações da sociedade civil. Assumiram que temos um desígnio de liderar a Economia Verde para assumir a liderança do crescimento Verde à escala nacional”.

O ministro do Ambiente passou o dia no Distrito de Aveiro tendo inaugurado o Parque Empresarial de Recuperação de Materiais na Feira. Referindo que ficaram para trás os anos da chamada "economia linear", cuja produtividade era tão maior quanto mais recursos do território absorvesse, o governante apelou a que se aposte agora numa "economia circular" que "olhe para os resíduos como recursos fora do sítio".

O Ministro do Ambiente esteve depois da sessão de esclarecimentos sobre o encerramento do POVT e na apresentação de resultados no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, Anadia. Teresa Belém, presidente da Câmara de Anadia, chamou a atenção para a necessidade dos poderes públicos darem mais apoio à viabilização de equipamentos como o Centro de Alto Rendimento. “Quando iniciámos esta obra acreditámos que iríamos ter apoio mais direto da administração central ao suporte de muitos encargos que a obra representa”.