Creoula e Santa Maria Manuela juntos no Ílhavo Sea Festival.

2016-07-16 11:45

Categoria: 

Concelho: 

O Santa Maria Manuela e o Creoula estão confirmados na segunda edição do Ílhavo Sea Festival que, de 5 a 8 de agosto, volta a transformar o Terminal Norte do Porto de Aveiro, na Gafanha da Nazaré, num animado cais de encontro de diferentes culturas, línguas e tradições.

Dois dos últimos sobreviventes da “Frota Branca” (lugres da pesca do bacalhau, que durante décadas partiram para os longínquos mares da Terra Nova e da Gronelândia), já confirmaram presença no Ílhavo Sea Festival. Os navios gémeos “Creoula” e “Santa Maria Manuela”, ambos construídos em 1937, vão voltar a juntar-se na Gafanha da Nazaré.

A Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio e colaboração da Administração do Porto de Aveiro e de diversas outras entidades, convidou alguns dos veleiros participantes da “The Tall Ships Races 2016” da STI (Sail Traning International), a escolherem este “Porto Amigo”, como ponto de paragem entre Cádiz e La Coruña (Espanha).

De 5 a 7 de agosto (sexta a domingo), os veleiros estão de portas abertas para receber todos os que os queiram visitar e no dia 8 despendem-se de Ílhavo em desfile.

Durante os quatro dias de permanência da frota haverá concertos, animação de rua, mostra de artesanato e de antiguidades, desfile das tripulações, atividades desportivas (canoagem, mergulho, paintball, simulador de vela e de surf, etc.), gastronomia, entre tantas outras atividades de lazer.