Covid: Sever do Vouga já tem 20% da população vacinada.

2021-03-18 08:16

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O concelho de Sever do Vouga regista uma taxa de vacinação superior a 20% da população, correspondendo a cerca de 2 000 pessoas, dos grupos prioritários da 1ª fase da campanha de vacinação.

Em média são inoculadas uma média de 250 pessoas por dia, nos dias dedicados à vacinação.

A população acima dos 80 anos está praticamente toda vacinada, com a toma das 2 doses, bem como os utentes acima dos 50 anos com comorbidades prioritárias, que pertencem também à fase 1 da operação.

O centro de vacinação, situado no centro de saúde de Sever do Vouga, conta com a colaboração dos médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais da Unidades de Saúde de Sever do Vouga, contando o centro com 3 postos de vacinação, havendo uma equipa de apoio, que assiste os utentes desde a entrada, até ao recobro e a sua saída.

Nos dias de vacinação, a equipa conta com 13 profissionais em total permanência e disponibilidade.

O Delegado de Saúde local, Rui Pedro Leitão, adianta que e em relação aos casos adversos, não há para já nenhum caso a registar, após a toma e durante os 30 minutos em que a pessoa permanece em recobro, bem como nos dias seguintes.

Adianta ainda que o centro de saúde está preparado para dar resposta imediata a qualquer situação que possa surgir.

O Presidente da Câmara António Coutinho refere que desde a primeira hora a Câmara Municipal está no processo de vacinação, em parceria com o Centro de Saúde, custeando e aumentando a área de recobro, com a instalação de 2 blocos pré-fabricados, com todos os equipamentos necessários à operação, referindo ainda que sente algum orgulho por “o concelho ter já 20% da população inoculada, principalmente os grupos de risco mais idosos”.