Covid-19: Ílhavo implementa Programa de Apoio à Comunidade Educativa.

2020-04-23 20:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo implementou o programa municipal escolar “RADAR - Programa de Apoio à Comunidade Educativa”  (alunos, famílias, agrupamentos de escolas, professores) como resposta às restrições no âmbito do estado de emergência em vigor.

Face à deslocação dos processos de aprendizagem para fora das salas de aula, foi colocado em prática um conjunto de repostas educativas e sociais com o objetivo de minimizar alguns constrangimentos sentidos pelos Agrupamentos de Escolas e pelas Famílias.

Neste âmbito, o programa RADAR garante apoio alimentar, disponibilização de equipamento informático e a criação e facilitação de conteúdos pedagógicos em plataformas comunicacionais.

O mês de março marcou o arranque das iniciativas do RADAR com a distribuição de apoio alimentar (cabazes) a crianças de Jardim de Infância e 1.º ciclo que usufruem de escalão A da ação social escolar.

Neste data, o programa alargou a sua ação aos agregados familiares de crianças de escalão B, garantindo, assim, quinzenalmente, a disponibilização de bens alimentares essenciais às famílias.

No segundo eixo, o RADAR disponibilizou, esta terça-feira, às Escolas do Município, 250 computadores portáteis e 400 hotspots para acesso à internet por um período de 3 meses, distribuídos pelos alunos que foram devidamente sinalizados pelos três Agrupamentos.

Esta ação da Câmara Municipal permite colmatar algumas desigualdades de oportunidade de acesso que o sistema de ensino não presencial pode provocar entre estudantes.

Para a concretização do terceiro eixo de intervenção, criação de conteúdos pedagógicos, a Câmara Municipal associa-se à Rádio Terra Nova para a emissão de um programa diário, de segunda a sexta-feira, durante a manhã, onde será disponibilizada diversa informação de apoio à aprendizagem e servirá, igualmente, como uma ferramenta adicional e complementar de comunicação entre a escola, as famílias e os alunos.

 Ainda no âmbito deste eixo, serão produzidos vídeos com conteúdos educativos, numa fase inicial, para o Pré-escolar, podendo ser alargado a outros níveis de ensino.

Estes conteúdos farão parte de uma grelha de programação (Ciência em Ação, Mexe-te, EmocionARTE, Expresso da Música, e Pim Pam Pum) a divulgar na plataforma do Canal Central/AEVA, com o objetivo de complementar as ofertas educativas em curso nas áreas da Ciência, Atividade Física, Rítmica e Expressiva, Expressão Plástica e Música.

Os vídeos serão produzidos por técnicos da Câmara Municipal e docentes dos Agrupamentos de Escolas, criando, assim, mais um elo de ligação à escola e às práticas educativas habituais dentro do Município, como as AEC e os serviços educativos.

O Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Ílhavo, Tiago Lourenço, destaca a importância deste programa RADAR que “de uma forma abrangente e aglutinadora, integrando em rede diversas atividades, ações e medidas no âmbito da implementação de um ensino não presencial decorrente da pandemia de COVID-19, pretende potenciar os recursos que temos à nossa disposição como os técnicos da Autarquia, os docentes, a Rádio Terra Nova e o Canal Central/AEVA, entre outros, colocando-os acessíveis à comunidade educativa, na tentativa de minimizarmos os possíveis impactos negativos que esta conjuntura de restrições e isolamento social provoca no processo de aprendizagem”.