Covid-19: Homem detido por violar dever de confinamento em Cesar.

2020-10-16 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A GNR de Cesar, Oliveira de Azeméis, deteve um homem, de 48 anos, por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeito, no âmbito da pandemia de COVID-19.

No decorrer de uma ação de policiamento para a verificação do dever de confinamento obrigatório, os militares da Guarda deslocaram-se à residência do suspeito, onde verificaram que se tinha ausentado do domicílio.

Após ter sido localizado o infrator, foi possível perceber que este se teria ausentado por iniciativa própria, tendo-lhe sido determinado o regresso a casa e, consequentemente, detido.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório, em estabelecimento de saúde, no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa.

A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência e a GNR lembra que o Estado de Calamidade veio impor um reforço do patrulhamento e da fiscalização ao cumprimento das normas e medidas associadas à declaração da situação de calamidade, contribuindo para a prevenção da disseminação da COVID-19.

A GNR irá orientar o patrulhamento e a visibilidade policial para os locais de maior circulação e propícios ao ajuntamento de pessoas, como as escolas, superfícies comerciais e outras áreas afetas a atividades de lazer, relembrando ainda que a concentração de pessoas foi agora reduzida para um máximo de cinco.