Covid-19: Despistagem no Lar de São José identifica mais 13 infetados.

2020-04-03 10:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Lar de São José começa a ter a verdadeira dimensão do contágio de utentes e funcionários com a realização de testes.

Para já informa que os resultados dos testes feitos na quarta-feira não dão boas notícias uma vez que há 13 utentes infetados.

A instituição informa que estes utentes, em isolamento, durante o dia de ontem estiverem estáveis e sem ocorrências de relevo e os familiares foram avisados.

Espera-se hoje os resultados dos restantes testes para definir o que se vai fazer no imediato mas a deslocalização é uma tarefa que está a ser gerida pelo Lar e por serviços da autarquia de Ílhavo.

O Governo aprovou procedimentos a adotar em lares residenciais para idosos onde sejam detetados casos de infeção por Covid-19.

Este despacho prevê a intervenção articulada das Câmaras Municipais, da Proteção Civil, da Autoridades de Saúde locais e da Segurança Social de forma a encontrar equipamentos alternativos para alojar pessoas em isolamento profilático ou em situação de infeção confirmada de Covid-19 que, face à avaliação clínica, não tenham necessidade de internamento hospitalar.

Estabelece-se ainda que, quando não existam equipamentos alternativos nos próprios municípios, sejam procuradas soluções noutras autarquias do distrito ou de distritos adjacentes, sempre em articulação entre as várias autoridades.

O diretor geral admite o surgimento de novos casos até pela presença de assintomáticos.

“O facto de aparecerem resultados positivos em utentes sem qualquer sintoma, autónomos, que circulam pela instituição faz com que nos tenhamos que preparar para mais casos”.

Hoje é dia de teste para colaboradores da Instituição.

“Era mais fácil baixar os braços e lamentar-nos, mas vamos antes tratar dos nossos como sempre e continuar a caminhar. Cansados mas com o foco no que é essencial. Não tenho adjetivos para o esforço destas guerreiras. Obrigado por eles”.

No início da semana o falecimento de uma utente e o internamento de dois idosos veio abrir caminho à despistagem. Os testes começaram na quarta e acabam esta sexta com os funcionários.