COVID-19: CHBV está a responder com sucesso aos problemas e refuta "cenários catastróficos".

2020-03-20 17:23

Categoria: 

Concelho: 

É uma mensagem que procura desdramatizar as comunicações de profissionais de saúde que dão conta, nas redes sociais, das dificuldades enfrentadas na resposta à pandemia Covid19.

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga sublinha que tem conseguido responder a todas as pessoas que, no âmbito da pandemia COVID – 19, têm procurado os seus serviços e que está a preparar atempadamente o pico da crise.

"Antes mesmo da declaração do surto pandémico, o nosso Centro Hospitalar preparou-se para a situação, estando, por isso, a conseguir dar resposta, quer a nível técnico, quer a nível humano".

Porque se prevê que a situação possa evoluir, de forma significativa, com o aumento da procura cuidados, "estamos já, há cerca de duas semanas, a preparar um reforço substancial de stocks, para o que solicitámos a ajuda da comunidade (pessoas, empresas e instituições) que, uma vez mais, respondeu de forma absolutamente extraordinária. Está tudo a processar-se com normalidade e estamos muito satisfeitos e confiantes com a capacidade de resposta do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, sendo que vamos continuar o nosso trabalho de reforço de meios, para o caso de virem a ser necessários".

Mesmo sem esconder a pressão, a equipa de Margarida França deixa mensagem contra o alarmismo e procura dar uma imagem de controlo sobre a situação vivida.

"Refutamos os cenários catastróficos veiculados nas redes sociais e que em nada ajudam a superar esta fase, em que todos temos um papel importante a desempenhar", sublinha.

No Centro Hospitalar do Baixo Vouga "os trabalhos estão a decorrer, com pressão, mas com normalidade. Estamos muito satisfeitos com a resposta da nossa instituição e dos seus profissionais até ao dia de hoje e, sobretudo, estamos muito confiantes na capacidade de resposta do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, no curto e médio prazo".

"Vamos continuar o nosso trabalho de reforço de meios, porque trabalhar com margens de segurança e com vista a assegurar as respostas, eventualmente, necessárias no futuro, faz parte da forma como gerimos esta instituição. Reiteramos o agradecimento à comunidade da Região de Aveiro que nos tem ajudado nesta missão".