Covid-19: Câmara de Estarreja distribui EPI´s às entidades locais.

2020-11-20 16:49

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou mais um conjunto de medidas para minimizar os impactos económicos e sociais causados pela pandemia COVID-19. Para além da contínua distribuição de EPI pelas entidades locais, renovou a isenção da taxa de ocupação da via pública pelas esplanadas e a isenção da utilização de transportes e equipamentos municipais pelas coletividades.

"Tal como já tem vindo a acontecer ao longo da pandemia, a Câmara Municipal continua a distribuir às entidades locais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e outros materiais necessários no âmbito do combate à pandemia COVID-19".

A última distribuição incluiu 33 mil artigos, entre máscaras cirúrgicas, respiradores FFP2, batas descartáveis; aventais descartáveis; álcool gel; luvas; viseiras; fatos de proteção; cobre-pés hospitalares; máscaras sociais. Os EPI foram distribuídos às IPSS, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Unidades de Saúde locais e escolas do 1.º ciclo. Esta remessa representa um investimento de 16 620€.

O comércio local "é outro dos setores que preocupa a Câmara Municipal, atendendo às dificuldades que os comerciantes continuam a passar, sendo-lhes difícil suportar as taxas e outros custos complementares". O executivo decidiu, na última reunião de Câmara, aprovar a renovação da isenção de pagamento de taxas de ocupação de via pública para as esplanadas abertas até ao final do ano 2021. Esta isenção está em vigor desde o início deste ano.

A situação pandémica também afeta a atividade corrente das coletividades, que viram a sua atividade abruptamente suspensa pela pandemia. Como forma de apoio, a Câmara Municipal deliberou renovar, até 31 de dezembro de 2020, a não cobrança dos custos associados à utilização de transportes e instalações municipais. Uma medida que vigora desde 1 de janeiro deste ano.