COVID-19: Aumento das Operações de Desinfeção e Lavagem em Aveiro.

2020-03-22 17:28

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro anuncia o reforço das operações de limpeza e desinfeção do espaço público e o encerramento da Unidade de Tratamento de Lixo de Eirol.

O risco de propagação do Coronavírus / Covid19 pela circulação dos resíduos e o aumento da capacidade de lavar contentores e desinfetar espaços públicos, "são realidade que temos de gerir com a tomada de mais medidas a este nível".

Nesse âmbito, desde ontem, por medida de precaução, a Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico da ERSUC, situada em Eirol, encontra-se encerrada, seguindo as orientações e recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente, pelo que todos os resíduos indiferenciados, resíduos de monos (objetos domésticos fora de uso) e resíduos verdes recolhidos pela Veolia Portugal, vão ser depositados diretamente no aterro sanitário

Assim sendo, "suspendemos a partir de hoje 21MAR20 e até novo aviso, o serviço de recolha de monos e de resíduos verdes porta-a-porta, que funciona por agendamento prévio. Solicitamos aos Munícipes que pretendiam recorrer a este serviço, que retenham estes resíduos na sua habitação / instalações até que este serviço se restabeleça e que não os abandonem na via pública".

Os recursos humanos e técnicos da Veolia que ficam disponíveis pela desativação deste serviço, vão reforçar as equipas e aumentar a capacidade de lavar contentores (estamos a aumentar o número de lavagens e a aplicar um spray antiviral) e de desinfetar os espaços públicos.

"Apelamos a todos os Munícipes que façam um esforço extra na correta separação e deposição dos resíduos (vidro, plástico/metal, papel, óleo alimentar usado, roupa e calçado usados) nos ecopontos e contentores disponíveis pelo Município de Aveiro. A recolha porta-a-porta destes resíduos pela ERSUC, em comércios e serviços, também está suspensa".

"Mais se informa que as bocas dos ecopontos e a sua envolvente estão a ser regularmente desinfetadas pela ERSUC, empresa concessionária da recolha seletiva de resíduos urbanos, operação relevante no combate à propagação do Coronavírus".