Covid-19: Alunos do superior protestam e pedem respostas ao Ministério da Ciência e Ensino Superior.

2020-06-03 09:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Quarentena Académica, plataforma reivindicativa composta por estudantes de várias áreas e pontos do país, anuncia para esta quinta-feira mais uma ação reivindicativa exigindo medidas concretas para o ensino superior em tempo de pandemia.

Concentração, às 11h, em frente à reitoria da Universidade de Aveiro, contra o que este coletivo diz ser a “inação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no combate à crise social e económica que a comunidade estudantil atravessa devido à pandemia da Covid-19”.

Também esta quarta, à mesma hora, uma comitiva da Quarentena Académica entregará ao Conselho de Ministros todas as queixas remetidas à plataforma até à data, exigindo medidas concretas.

Defende a suspensão das propinas, plano de emergência para o alojamento estudantil, regras claras para aulas à distância e avaliações, combate ao excesso de trabalho e Burnout, maior proximidade entre a comunidade e os serviços de ação social e mais apoio psicológico.

Tomás Nery, da Quarentena Académica no distrito, aluno do ensino secundário, explicou à Terra Nova as motivações.

“Esta é uma plataforma feita por estudantes e para estudandes. Queremos criar um sistema solidário entre alunos”.

O jovem de São João de Ver adianta que vê no país condições para responder à crise no Superior, de forma eficaz, sobretudo no campo social.

“Há competência e ferramentas para construir um futuro melhor. Temos que superar esta crise pandémica, social e económica. Este protesto nacional visa criticar o Ministro do Ensino Superior ”.