Costa Nova: Avenida Nossa Senhora da Saúde recebe obra de requalificação de 700 mil euros.

2020-06-09 11:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A requalificação da Avenida Nossa Sra. da Saúde, na Costa Nova, está orçada em cerca de 700 mil euros.

O concurso público está aberto e visa a reabilitação da artéria através da construção de passeios, ordenamento do estacionamento, pista ciclável e pavimentação.

A requalificação da Avenida Nossa Sernhora da Saúde tem como objetivos promover a ligação pedonal e clarificar o corredor ciclável entre os vários quarteirões; reordenar o estacionamento, evitar a "invasão abusiva" das dunas e combater o estacionamento abusivo; clarificar os percursos de acesso à praia, com guardas em madeira entre a duna e os passeios e estabelecendo a ligação com passadiços; perfilar o arruamento por forma a ser garantida uma via de circulação automóvel no sentido Norte-Sul, uma ciclovia dedicada com dois sentidos, o estacionamento automóvel ao longo da via, paralelamente ou em espinha; e passeios em ambos os lados da rua, entre outros.

A Avenida, um dos eixos estruturantes da Praia da Costa Nova, é considerada uma das principais portas de entrada para o areal.

Hoje funciona como espaço “desordenado”, com prejuízo para os percursos pedestres e clicáveis, e a meta passa por disciplinar os usos.

A Câmara Municipal entende que se torna “urgente e imprescindível” a intervenção nesta avenida, quer para a correção das anomalias apontadas, quer pela intenção de disciplinar o trânsito automóvel, motorizado, ciclável e mesmo o pedonal, dando uma melhor habitabilidade a esta zona.

Com início a norte, na Av. José Estêvão, até ao cruzamento com a Rua das Campanhas, junto à EB da Costa Nova, contemplando ainda o passeio sul da Rua dos Banhos, a Rua Eça de Queiroz e a Praceta N. Sra. da Saúde, numa extensão aproximada de 1.350 metros, esta obra irá permitir uma nova realidade no início do verão de 2021.