Conversas sobre o fiel amigo começa com Helena Alvelos e Duarte Eira.

2018-02-28 07:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Unave inicia um ciclo de eventos de caráter lúdico-cultural sobre o bacalhau. “Bacalhau Com Saberes” arranca, esta quarta, em Ílhavo, em conversas à volta do Fiel Amigo.

Concebido e desenvolvido pela Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro em resposta a um desafio da Câmara Municipal de Ílhavo, para exaltar, afirmando, a realidade da “faina maior”, o programa Bacalhau Com Saberes quis casar, nesta série de três eventos o saber fazer, acumulado ao longo de gerações, com o novo conhecimento, resultante da pesquisa científica, da investigação e da inovação tecnológica.

Haverá sessões no Museu Marítimo, no navio museu Santo André e nas instalações de uma empresa em torno de questões como os paladares, os odores e as diferentes texturas que pode apresentar; Processos de secagem modernos e cura tradicional e o saber de experiência feito do mundo empresarial.

A primeira sessão está marcada para as 18h30, no Museu Marítimo de Ílhavo, com a presença de Helena Alvelos (professora no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo) e Duarte Eira (chef do restaurante Salpoente).

As restantes sessões ocorrem a 28 de Março com presença de Jorge Saraiva (professor e diretor da licenciatura em Biotecnologia) e Guedes Vaz (diretor industrial da empresa Rui Costa e Sousa & Irmão) e a 9 Abril com Fernando Neto (professor do Departamento de Engenharia Mecânica) e António Ribau (administrador da empresa Bacalhau do Barent).