Conversa sobre design na Universidade de Aveiro.

2022-03-24 07:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Conversa sobre design na Universidade de Aveiro.

A exposição internacional de Design "From Spain With Design”, patente no edifício da Reitoria, é o ponto de partida para um encontro que assinala, ainda, os 25 anos de ensino de Design na Universidade de Aveiro.

“Encontro da Indústria com o Design” é o mote desta sessão que decorre ao final da manhã.

A sessão decorre na Sala dos Atos Académicos, no edifício central e da Reitoria da UA com a intervenção de representantes de um grupo de empresas de setores de atividade diversificados concentrados na região de Aveiro.

Momento de partilha sobre o impacto do Design nas organizações, a partir de projetos inovadores que têm contribuído para a internacionalização e crescimento destas organizações.

Haverá ainda oportunidade para reflexão e debate em torno das experiências de Gestão do Design ao serviço da conceção de bens transacionáveis, e enquadramento do Ecossistema de Design português para a Inovação.

Na mesma sessão será apresentado o livro “25 formas / 25 anos de pensamento em Design na Universidade de Aveiro”, coletânea que mostra a mundividência do Design na UA, a partir de 25 ensaios críticos de docentes e investigadores, sobre 25 das peças integradas na exposição "From Spain with Design”.

Esta sessão decorre entre as 10h00 e as 12h30, na Sala dos Atos Académicos, edifício Central e da Reitoria da UA.

É uma atividade paralela à exposição “From Spain With Design” e é dinamizada e organizada pelo grupo MADE.PT, do ID+, Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, com o apoio da Reitoria.

Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, destaca a valia da mostra e a sua aposta na reflexão em torno do tema (com áudio)

A exposição é uma iniciativa da READ - red española de asociaciones de diseño - e é trazida e organizada em Portugal pelo Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura (ID+) e pela Universidade de Aveiro.

O comissário da exposição, Angel Martinez, espera que seja um impulso à criatividade e à economia (com áudio)

A exposição "From Spain with Design" mantém-se patente ao público no átrio e hall de exposições do edifício central e da Reitoria até ao dia 30 de março de 2022, das 09h00 às 20h00 (encerra ao domingo).

Depois desta itinerância em Aveiro, a primeira fora de Espanha, a exposição continuará o percurso internacional.