Congresso Médico de três dias em Aveiro começou hoje. 'Queremos os melhores para as neurociências' - Pedro Freitas.

2015-10-23 13:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O XI Congresso Nacional de Neurorradiologia que começou hoje de manhã em Aveiro, aposta nas 'comunicações de alerta' para profissionais de saúde, entidades e população, para o tratamento atempado do AVC, em fase aguda, e para a prevenção dos seus danos. No arranque do Congresso, na Universidade de Aveiro, ficaram chamadas de atenção.

O tema principal deste Fórum, que pretende reunir várias especialidades e áreas do conhecimento, é a 'Intervenção Diagnóstica e Terapêutica na Fase Aguda do AVC', uma das principais causas de morte e incapacidade em Portugal.

Pedro Freitas, Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia, falava ontem, em Avanca, nos esforços realizados para a captação de jovens estudantes para as áreas de ensino das neuro-ciências. (com áudio).

Já esta manhã defendeu a aposta nos cuidados primários preventivos e salientou a importância de reunir a classe médica em Aveiro. "O AVC muitas das vezes não está apenas relacionado com esses fatores. Há questões de ritmo cardíaco, stress e malformações mas há muitos outros em que o diagnóstico não permite detetar".