Reforço de Psicólogos nas escolas veio para ficar.

2022-09-28 16:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses começou, oficialmente, hoje ao início da tarde, com o elogio ao Ministro da Educação pelas políticas de reforço da presença de psicólogos nas escolas portuguesas.

A distinção foi assumida pelo Bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, que deixou essa referência na abertura do 5.º congresso no Teatro Aveirense.

O evento começou esta manhã as sessões de trabalho e tem sessões no Edifício Atlas, Claustros da Santa Casa, Museu de Santa Joana e Teatro Aveirense.

Francisco Miranda considera que os passos dados nas escolas permitem a capacitação de respostas num ecossistema importante ao nível da saúde. Pediu continuidade parta dar dignidade e estabilidade ao exercício da profissão. (com áudio)

O Ministro retribuiu e colocou os psicólogos como pilares da recuperação.

Em termos letivos João Costa explica que o trabalho foi feito não apenas buscando a razão do conhecimento mas também as emoções carregadas durante mais de dois anos. (com áudio)

Congresso com cerca de 1500 pessoas em Aveiro, durante três dias.

Debates sobre vários temas da atualidade, como a morte medicamente assistida, Rendimento Básico Incondicional, a semana de 4 dias de trabalho, aumento da pena máxima de prisão ou a legalização da prostituição, prometem marcar a agenda.

Ribau Esteves deu as boas vindas aos profissionais do sector. Assumiu que até ao início da pandemia ouvia pouco o que diziam os psicólogos que passaram a ser determinantes no processo de decisão política. Seja pela intervenção na escola, nas famílias ou nos processos desencadeados pela comissão de proteção de crianças e jovens. (com áudio)

A Ordem dos Psicólogos Portugueses lança estes debates até sexta-feira no 5.º Congresso sob o tema “Tempo da Psicologia”.