Congresso da Causa Real realiza-se este sábado em Aveiro com presença de D. Duarte.

2016-10-14 08:25

Categoria: 

Concelho: 

O XXII Congresso da Causa Real realiza-se, este sábado, no Museu de Aveiro (Santa Joana). A iniciativa, com organização da Real Associação da Beira Litoral, contará com a presença de Dom Duarte, Duque de Bragança.

Um dos pontos altos da iniciativa será a realização, a partir das 15 horas, do debate, aberto ao público, subordinado ao tema "Modelos e Regimes Constitucionais nos 40 anos da Constituição Portuguesa".

As principais intervenções ficarão a cargo de João Pacheco de Amorim, professor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto; Paula Leite Marinho, advogada e canonista e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro. O debate será moderado por António Souza Cardoso, presidente da Causa Real.

Do programa consta ainda, na sessão de encerramento, uma atuação do Coro Voz Nua, ao que se seguirá um momento de oração, junto do túmulo de Santa Joana Princesa, bem como uma visita guiada pelo Museu, orientada pelodiretor, José Rebocho Cristo.

No decorrer do evento juntar-se-ão algumas confrarias, bem como associações gastronómicas e culturais que, nos claustros do mosteiro, irão promover os produtos que defendem e que são mais emblemáticos da região de Aveiro.

O Congresso encerrará com um jantar comemorativo, a realizar na sala de exposições temporárias do Museu e que contará com a presença de D. Duarte, Duque de Bragança.A Causa Real é uma associação privada, portuguesa, de direito civil, dotada de personalidade e capacidade jurídica e tem por objetivo a defesa da matriz monárquica, da Instituição Real e, no limite, a Restauração da Monarquia em Portugal, reconhecendo que os direitos dinásticos da Coroa Portuguesa pertencem a Dom Duarte de Bragança e a quem legitimamente lhe venha a suceder.