Concurso de empreendedorismo atribui primeiro prémio a alunos de Oliveira do Bairro.

2015-04-30 15:03

Categoria: 

Concelho: 

Alunos do Instituto Profissional da Bairrada venceram o concurso de empreendedorismo com uma ideia tecnológica que permite avaliar a necessidade de recolha de lixo. “Garbage Collet Optimizer” é uma ideia assinada por Pedro Oliveira, Igor Cabadas, Rúben Fernandes e Ricardo Pedro.

Os alunos do Colégio de Albergaria conquistaram o 2.º prémio do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio Start XS com o projeto Colour Innovation. A fase final decorreu ontem, no Cineteatro de Estarreja, e contou com a participação de concorrentes oriundos de dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A ideia Colour Innovation consiste na criação de fatos de banho com pigmentos fotocromáticos que acentuam a cor quando expostos à radiação ultravioleta. É um sistema que serve de prevenção para a exposição prolongada ao sol, em especial em crianças. Com o recurso a um manequim com um biquíni, os concorrentes Albergarienses explicaram o plano de negócios ao júri, defendendo a sua viabilidade e sustentabilidade.

Os alunos do Colégio de Albergaria – Ana Cabilhas, Gabriel Ribeiro, Tânia Bastos, Bruno Gomes, Gabriela Soares e Nilsa Melo – confessaram que não esperavam ser premiados, mas acreditam que a forma como apresentaram a ideia e o facto de esta responder a um problema da sociedade relacionado com crianças, pode ter pesado na decisão do júri.

O Start XS é um concurso intermunicipal de ideias de negócio, lançado pela primeira vez este ano pela Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, no âmbito da CIRA. Albergaria-a-Velha foi o município que mais ideias apresentou, 12 no total, realizando por isso uma fase concelhia para selecionar os seus representantes.