Competição de engenheria mostra talentos de alunos na UA.

2016-03-01 10:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O BEST Aveiro está a organizar uma Competição de Engenharia (EBEC – European BEST Engineering Competitions), que se realizará na Universidade de Aveiro nos dias 2, 3, 5, 6 e 9 de março de 2016 e já com lotação esgotada. O projeto EBEC decorre anualmente em 3 fases distintas: uma fase local, nacional e uma internacional. A EBEC Aveiro corresponde à fase local e contará com a participação de 120 alunos da Universidade de Aveiro.

A nível internacional, mobiliza estudantes de ciências, engenharia e tecnologia de 88 universidades de topo de 32 países europeus. Nas duas edições anteriores da competição, as equipas vencedoras da fase local em Aveiro foram representar Portugal na fase internacional da competição.

A prova propriamente dita começa a 5 de março e tem a duração de 24 horas seguidas, ao longo das quais equipas de estudantes participam numa das modalidades de “Team Design” (construção de um protótipo com materiais limitados) e Case Study (resolução de um problema teórico proposto por uma empresa).

No dia 9 de março as soluções encontradas são apresentadas perante um painel de jurados que escolhe a equipa vencedora em cada modalidade. Estas equipas prosseguem para a fase nacional (15 a 17 de abril em Coimbra), em busca de um lugar na final internacional, que irá decorrer em Belgrado, Sérvia, no início de agosto.

No dia 2 de março, decorrerá uma formação em “Presentation Skills”. Ainda no âmbito do evento, decorrerá no dia 3 de março na UA uma feira de empresas aberta a toda a comunidade académica.

O BEST Aveiro, grupo local sediado na UA, está ativo desde 2008, organizando mais de 20 eventos anuais. Conta com cerca de 50 membros ativos. Este ano há a destacar um lado solidário do evento com entrega de receitas à Cáritas Diocesana de Aveiro.