Comissão de Utentes defende colocação de médico de família em São Jacinto.

2017-11-22 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro (CUSA) denuncia a falta de médico de família em São Jacinto e exige a colocação urgente de profissional naquela freguesia. Revela que a aposentação do médico que prestava serviço no local está a levar a freguesia ao “caos” no campo da saúde.

Essa ausência terá sido confirmada a partir de 1 de novembro mas estaria prevista há meses e era conhecimento do Agrupamento de Centros de Saúde.

A comissão explica que após alguns dias sem médico na referida Extensão de Saúde, a falha foi colmatada com uma médica em regime provisório que observa os doentes urgentes no dia, em número limitado, mas inconstante “criando a desordem e a confusão na população”.

“Isto porque na extensão de saúde de S. Jacinto, face às características desta localidade, eram feitas também as consultas de vigilância médica, como a Diabetes, INR, HTA, Saúde Infantil e Materna, Planeamento Familiar, Rastreio Oncológico, etc, as quais eram devidamente agendadas. Por este facto os utentes efetuaram atempadamente exames complementares para se apresentarem a consultas planeadas e até hoje não tiveram qualquer consulta, não sabem quando terão médico de família, e também não sabem aonde se dirigir face ao historial clínico. Em consequência disto há doentes que ultrapassaram o limite de vigilância médica temendo pelo agravamento do seu estado de saúde”.

Para a CUSA esta situação “é um atentado não só à dignidade dos doentes, mas também à qualidade dos cuidados de saúde. A falta de médico de família e vigilância médica aumenta o risco de saúde, com consequências imprevisíveis, para além de provocar o agravamento dos custos inerentes aos cuidados de saúde”.

foto: Pedro Ferreira