Comemoração do Ano Novo Chinês no IDL de Águeda.

2022-02-04 18:59

Categoria: 

Concelho: 

No passado dia 1 de fevereiro o Instituto Duarte de Lemos vestiu-se a rigor para receber as celebrações do ano novo chinês, "um dos eventos mais importantes na China e na imensa comunidade chinesa espalhada por todo o mundo".

Esta data marcou o início do Ano do Tigre, sob influência do elemento água, cujo término acontecerá em 21 de janeiro de 2023.

"Os 12 signos do horóscopo chinês são representados por animais e repetem-se a cada 12 anos. O tigre ocupa o terceiro lugar, representando força e coragem. Espera-se um ano de dinamismo, propício a novos projetos e a grandes acontecimentos".

As decorações mais tradicionais ganharam vida no colégio.

Naturalmente que a gastronomia chinesa não poderia ser esquecida, tendo a ementa do dia de Ano Novo no Restaurante Happy Hour sido constituída por pratos tradicionais chineses, "destacando-se os deliciosos noodles com frango". A acompanhar o almoço chinês, "cada criança e estudante do IDL levou para casa a receita do prato confecionado nesse dia especial, para se aventurarem na gastronomia chinesa em família".

As comemorações oficiais do Ano Novo Chinês em Portugal, organizadas pela Embaixada da China em Lisboa e pela Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, decorreram este ano em formato digital, tendo os estudantes do IDL participado neste evento através da interpretação de célebres canções chinesas, como "Flor de Jasmim" e "A lua representa o meu coração", entre outras.

O honroso convite foi endereçado ao IDL pela Professora Wang Suoying, presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, eleita pela televisão estatal chinesa CCTV como uma das dez personalidades que mais contribuíram para a divulgação da cultura chinesa em redor do planeta em 2021.

A participação dos estudantes do Instituto Duarte de Lemos nestas celebrações, divulgadas para toda a comunidade chinesa em Portugal, "reveste-se de grande importância, constituindo um importante incentivo para a continuidade do trabalhado desenvolvido ao nível da aprendizagem e divulgação da Língua e Cultura Chinesas no colégio".