Colóquio debate "os coletivos cívicos e a relação com os poderes públicos”.

2021-05-27 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa estão a lançar um ciclo de colóquios sobre o tema das "Políticas Urbanas de Proximidade".

Esta quinta há sessão sobre "democracia de proximidade".

Os territórios urbanos têm vindo a desenvolver novas políticas públicas que valorizam o compromisso e a proximidade entre poderes públicos, atores socioeconómicos e cidadãos, inovando nas abordagens, nas metodologias, nas co-responsabilidades, nos protagonismos.

Estes são os motes do ciclo «Políticas Urbanas de Proximidade», uma colaboração entre a Universidade de Aveiro e a NOVA FCSH.

A primeira sessão irá decorrer, esta quinta, entre as 18h00 e as 20h00, e terá como mote a “Democracia de proximidade – Os coletivos cívicos e a relação com os poderes públicos”.

Como oradores o investigador Antonio Lafuente do CSIC Madrid, uma das pessoas que esteve por detrás do lançamento do conceito de laboratórios cidadãos em Madrid e na América Latina (http://experimentadistrito.net/), e a Vereadora Paula Cristina Marques da Câmara Municipal de Lisboa, a responsável pelo programa BIP ZIP (https://bipzip.cm-lisboa.pt/), uma iniciativa política com 10 anos e que inspirou o Programa Bairros Saudáveis.

Os convidados irão refletir sobre os desafios que a inovação cidadã coloca hoje aos poderes públicos locais e discutir o potencial e as limitações das parcerias entre as autarquias locais e a sociedade civil.

A transmissão do primeiro evento será feito na página https://www.facebook.com/DCSPT e as inscrições devem ser feitas em https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-ciclo-de-coloquios-politicas-urbanas-de-proximidade-155655508817.

Haverá novas sessões a 17 e 22 de Junho e a 1 de Julho.