Coimbra domina prémios na gala do desporto universitário.

2019-09-26 07:43

Categoria: 

Concelho: 

Portugal em destaque na gala dos 20 anos da Associação Europeia do Desporto Universitário.

A cidade de Aveiro acolhe, esta quinta e sexta, a assembleia geral, conferência e gala que assinalam o vigésimo aniversário da (EUSA).

No evento, com organização conjunta EUSA/FADU e Universidade de Aveiro, serão distinguidas a Universidade de Coimbra e a Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Coimbra), pela organização nos Jogos Europeus Universitários (EUG) e a Federação Académica do Desporto Universitário, eleita a federação mais ativa da Europa no ano de 2018.

Na sexta-feira decorre, no Teatro Aveirense, a cerimónia de entrega de prémios, onde as instituições portuguesas estão em grande destaque.

Além da FADU, eleita pela 5ª vez como a federação mais ativa da Europa, vão para a Universidade de Coimbra os prémios de melhor e mais ativa universidade e o prémio ordem de mérito.

Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica da Universidade de Coimbra, por altura da atribuição da realização dos EUG 2018 à cidade dos estudantes, e João Gabriel Silva, antigo reitor da Universidade de Coimbra, sobem também a palco para serem distinguidos.

Para a delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa segue o prémio Enno Harms Fair Play.

A boa governança no desporto, a liderança no feminino, os 20 anos da EUSA e o desenvolvimento estratégico da EUSA para 2019-2024 são alguns dos pontos chave da conferência marcada para esta quinta-feira, na reitoria da Universidade de Aveiro.

Depois de Funchal em 2013 e Coimbra em 2017, Portugal volta a ser o país eleito para o evento anual da EUSA, que traz por estes dias a solo luso mais de centena e meia de pessoas ligadas ao desporto universitário, vindas de 40 países sobretudo europeus.

O presidente da EUSA, Adam Roczek, e o presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin, são algumas das personalidades que irão marcar presença em Aveiro.