ClairCity estuda formas de reduzir poluição atmosférica nas cidades.

2017-11-24 10:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro e Ílhavo são municípios envolvidos no ClairCity. Trata-se de um projeto europeu que analisa o Papel dos Cidadãos na Redução da Poluição Atmosférica nas Cidades.

A poluição atmosférica é um dos principais fatores de pressão ambiental a que as áreas urbanas estão sujeitas. A Região de Aveiro é uma das que tem sofrido nos últimos anos os impactos associados às alterações do clima e à poluição atmosférica.

São frequentes os avisos no Verão sobre valores de concentração de ozono na atmosfera acima dos níveis sujeitos a aviso público.

São diversos os efeitos associados à degradação da qualidade do ar, destacando-se a relação entre a exposição aos poluentes atmosféricos e a morbilidade e a mortalidade associadas a doenças do foro respiratório e cardiovascular.

O projeto ClairCity [www.claircity.eu], de índole europeia, tem como principal objetivo dar voz aos cidadãos e capacidade de intervenção na definição de políticas de desenvolvimento urbano com vista à melhoria da qualidade do ar e redução das emissões de carbono nas cidades Europeias.

Quer realçar "o papel primordial do cidadão como contribuidor para o problema mas também como ator principal na sua solução".

Na primeira fase estão a decorrer questionários para recolher opiniões sobre a sua cidade e a forma como gostaria de vê-la no futuro.