Circulação condicionada em Aveiro, Gafanha e Praia da Barra no domingo com a Maratona da Europa.

2022-04-22 11:25

Categoria: 

Concelho: 

A Maratona da Europa já tem a logística preparada para o regresso à competição depois de dois anos de pausa.

Cerca de 10 mil atletas vão fazer as provas principais com percurso nos concelhos de Aveiro e Ílhavo.

Este domingo, dia 24, atletas de 37 países correm a Maratona da Europa.

A saída faz-se de Aveiro e os atletas irão percorrer um percurso até à Barra.

Na Freguesia da Gafanha da Nazaré entram na rotunda da Avenida dos Bacalhoeiros, seguindo pela Avenida José Estêvão, Estrada de Zona Portuária, Ponte da Barra, Avenida Fernandes Lavrador e Avenida Fernão Magalhães.

O regresso far-se-á pelo mesmo percurso até à Estrada de Zona Portuária, seguindo pela Rua S. Francisco Xavier e Rua Afonso Albuquerque até à Avenida José Estêvão e à Avenida dos Bacalhoeiros.

A Maratona da Europa implicará constrangimentos de trânsito, com cortes nas referidas vias durante a manhã, entre as 7h30 e as 14h, na Gafanha da Nazaré, e entre as 8h e as 13h, na Barra.

Estas vias já se encontram devidamente sinalizadas com placas informativas, estando a segurança da população assegurada com um rigoroso plano de policiamento e de socorro.

A Câmara Municipal de Ílhavo, entidade parceira na organização deste evento, apela ao respeito pela sinalização e lança o desafio aos cidadãos para que se associem a esta festa desportiva, apoiando e aplaudindo os atletas à sua passagem.

“Só contando com a colaboração de todos poderemos fazer da Maratona da Europa uma prova de referência nacional e internacional, que promova o nosso território e as nossas gentes, que tão bem sabem receber”, afirma João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.

Aveiro realça a dimensão do evento e as suas implicações.

A Maratona da Europa é um evento desportivo de “envergadura internacional” e promete mexer com a vida na região.

Domingo de atletismo, com início às 8h30, estando prevista a sua conclusão por volta das 14h30.

Os 42 quilómetros são, naturalmente, a prova rainha, que projeta a região no “panorama mundial do atletismo de estrada” mas há mais eventos nas distâncias de 21 e 10 quilómetros e, ainda, uma caminhada solidária de 5 quilómetros.

O ponto forte desta singular maratona é mesmo o percurso, pela beleza natural mas principalmente a ausência de subidas ou descidas acentuadas, num traçado praticamente plano que permite a criação de um grande número de marcas.

Em 2019, 59% dos atletas participantes bateram o seu registo pessoal.

A Maratona da Europa conta com uma coorganização e apoio total da Câmara Municipal de Aveiro e da Entidade Regional de Turismo do Centro, com a parceria institucional da Câmara Municipal de Ílhavo, estando a organização a cargo da empresa GlobalSport.

A Cidade de Aveiro terá vários condicionamentos de trânsito.

No dia 24 de abril também a AveiroBus irá suprimir os serviços de transporte de autocarro de todas as linhas, retomando a linha 13 a partir das 16h25 (com embarque no Terminal Rodoviário de Aveiro).

O serviço de ferryboat funcionará sem qualquer limitação nos horários habituais.